fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Dia D da Juventude” abre 400 vagas para cursos de Educação à Distância

O “Dia da Inclusão da Juventude no Mercado de Trabalho” irá disponibilizar quatrocentas vagas de cursos de capacitação gratuitos na modalidade Educação a Distância (EAD). Os interessados devem realizar a inscrição na unidade do Serviço Nacional de Emprego (Sine) Matriz, nesta sexta-feira (12.08), entre as 08h e 18h.

As vagas ofertadas são captadas por meio do programa Emprega Rede - gerido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) - e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao todo, serão oito turmas, distribuídas entre os seguintes cursos: assistente administrativo, assistente de contabilidade, almoxarife e desenhista de produtos gráficos.

De acordo com o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego, Samir Prado, a disponibilização das vagas de cursos podem levar uma nova perspectiva para o jovem. “Essa é uma ação desenvolvida com foco exclusivo na juventude e pensada para que os participantes consigam se capacitar e, assim, saírem à frente numa eventual oportunidade no mercado de trabalho”, disse.

A carga horária é de 160 horas, distribuídas em aulas online e com aula presencial uma vez por semana. Para participar, os interessados devem preencher alguns requisitos, a exemplo do curso de assistente administrativo, que deve ser exercido por jovens a partir de 15 anos e que tenham o ensino fundamental completo.

Quanto ao de almoxarife, está disponível para pessoas a partir de 16 anos, e com ensino fundamental incompleto. Para o curso de desenhista e desenvolvimento gráfico, podem participar jovens a partir de 16 anos e que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio.

Quem tiver a intenção de se candidatar a uma das vagas devem comparecer ao Sine Matriz, no Dia D da Inclusão da Juventude no Mercado de Trabalho portando RG, CPF, comprovante ou declaração de endereço e comprovante ou declaração de escolaridade. As vagas, vale lembrar, são gratuitas.

Dia D
Além dos cursos de qualificação, os jovens que passarem pelo local poderão aproveitar ainda serviços de embelezamento como corte de cabelo e design de sobrancelha, e concorrerão também a sorteio de bolsas de estudo de 50% na faculdade Anhanguera. Será também executado mini curso de orientações sobre processo seletivo.

Além disso, os jovens entre 14 e 24 anos poderão se inscrever para vagas no de trabalho que atendem às três modalidades empregatícias do Emprega Rede. A primeira é voltada para a oportunidade de “primeiro emprego”, possibilitando a contratação para jovens a partir de 16 anos. Há ainda a modalidade de “aprendizagem” para pessoas com idade entre 14 e 24 anos incompletos.

E por fim, as “vagas de estágio” para jovens cursando ensino médio ou superior.

As atividades são gratuitas e acontecerão no Sine Matriz, localizado na Rua Baltazar Navarros, bairro Bandeirantes, região central de Cuiabá.

Emprega Rede
O Emprega Rede é um programa do Governo do Estado dentro do pacote de ações do Transforma Mato Grosso. O objetivo é promover a inclusão produtiva, especialmente do público vulnerável.

São pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, pessoas acima de 45 anos, jovens e egressos do trabalho escravo, tráfico de pessoas e do trabalho infantil.

As unidades da rede socioassistencial (CRAS e CREAS), delegacias de polícia, Sine e organizações não governamentais são a porta de entrada deste público ao Programa Emprega Rede.

Fonte: Folha Max
Publicado em: 09/08/2016