fbpx

Sidebar

24
Qua, Abr

Senac – Novas turmas no Japão não precisarão fazer aulas presenciais

Um dos pioneiros em levar a educação até os lares das pessoas, em meados de 1940, pelo Universidade do Ar, o Senac continua inovando.

Agora, a instituição traz uma grande novidade para os brasileiros que moram no Japão: a partir de outubro de 2016, mês em que as novas turmas de Administração, Marketing e RH têm início, as aulas presenciais conectadas poderão ser feitas em casa, no computador do próprio aluno. Ele não terá mais a necessidade de comparecer ao pólo. Isso criará uma oportunidade sem precedentes, pois brasileiros que residem em regiões mais distantes, como Hokkaido ou Okinawa, por exemplo, também poderão fazer um curso técnico do Senac.

Para esclarecer possíveis dúvidas, o Portal Mie foi até Hamamatsu e conversou com os responsáveis pelo projeto no Japão.

Portal Mie: Quais cursos são oferecidos no Japão?

Senac: Hoje, temos os cursos técnicos em Administração, Marketing e RH.

Portal Mie: O que é necessário para poder ingressar em um curso técnico EAD do Senac?

Senac: O interessado em fazer um curso técnico EAD no Senac deve ter concluído o Ensino Médio (EM) ou estar cursando o 2º ou 3º ano e ser maior de 16 anos. Pessoas que passaram em duas disciplinas do Encceja também podem se inscrever. É importante lembrar, porém, que o diploma de técnico só será entregue após a conclusão do EM ou a aprovação no Encceja.

Portal Mie: Existe limite de idade?

Senac: Não. Qualquer pessoa que cumpra os requisitos pode se matricular.

Portal Mie: Quanto tempo duram os cursos?

Senac: A sua duração é de 18 meses.

Portal Mie: Pessoas de outras nacionalidades também podem fazer um curso técnico?

Senac: Sim! Pessoas de qualquer nacionalidade podem se inscrever, desde que entendam português e tenham cursado o Ensino Médio ou o equivalente no seu país de origem ou no Japão.

Portal Mie: O que são aulas presenciais conectadas?

Senac: São momentos em que o aluno, conectado à internet em seu computador, participa de uma aula em tempo real conduzida por professores do Senac. As aulas conectadas possibilitam que o aluno tenha uma explicação diferente sobre o conteúdo do curso e possa tirar suas dúvidas.

Portal Mie: Com que frequência são realizadas as aulas conectadas?

Senac: Elas são realizadas uma vez por mês.

Portal Mie: E o que muda a partir de agora?

Senac: A grande novidade é que, a partir de outubro de 2016, os alunos poderão fazer as aulas conectadas na sua casa, no seu próprio computador, sem a necessidade de virem até o pólo em Hamamatsu, como era feito.

Portal Mie: Qual é o motivo dessa mudança? O que o Senac espera com isso?

Senac: O que levou o Senac a fazer essa mudança foi o fato de que a rotina dos brasileiros no Japão é bem diferente. Percebemos que no Japão as pessoas trabalham muito e, muitas vezes, pela distância e pela falta de tempo, acabam perdendo a chance de estudar. Esperamos que, a partir de agora, possamos atender a todos aqueles que buscam conhecimento, mesmo que morem em regiões mais distantes ou que tenham dificuldades de locomoção. Cumprindo o objetivo do Senac como instituição, esperamos levar educação para o maior número possível de pessoas.

Portal Mie: E as avaliações? Como são feitas?

Senac: Em vez de testes (provas), os alunos dos cursos técnicos são avaliados pelos trabalhos entregues no AVA (ambiente virtual de aprendizagem). Dessa maneira, podemos avaliar o real aproveitamento e o nível de entendimento do aluno.

Senac – Novas turmas no Japão não precisarão fazer aulas presenciais

Portal Mie: Os cursos do Senac são aprovados pelo MEC?

Senac: Sim, todos os cursos oferecidos pelo Senac no Brasil e no Japão são aprovados pelo MEC.

Portal Mie: Existe uma diferença entre os diplomas dos cursos presenciais e dos cursos EAD?

Senac: Não há nenhuma diferença. Os cursos EAD oferecem os mesmos níveis de aprendizagem. Os alunos do curso presencial e do EAD recebem o mesmo diploma.

Portal Mie: Os cursos são voltados ao Brasil ou ao Japão?

Senac: Apesar de conteúdos que abordam legislação serem voltados ao Brasil, o conteúdo técnico dos cursos não é direcionado a nenhum país específico. O conhecimento adquirido pode ser utilizado pelo profissional em qualquer país, desde que tenha conhecimento básico de cultura, idioma e legislação.

Portal Mie: Notamos que os cursos oferecidos no Japão têm um acréscimo de 60 horas. Qual é o motivo disso?

Senac: Como esclarecemos, os conhecimentos adquiridos nos cursos do Senac podem ser aproveitados em qualquer país. Para os alunos que moram no Japão, porém, nós acrescentamos 60 horas de língua e de cultura japonesas.

Portal Mie: Onde podem se informar as pessoas que tiverem interesse em se inscrever ou saber mais sobre os cursos?

Senac: Os interessados podem acessar o site ou a página no Facebook (Senac Japão), ou podem ainda ligar para um dos telefones (080-7946-2056 ou 053-423-3886).

Fonte: Portal Mie
Publicado em: 11/10/2016