fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

UFSCar lança portal de cursos online, gratuitos e com certificado

A Universidade Federal de São Carlos, mais conhecida como UFSCar, é uma das mais reconhecidas do país, e está investindo no uso de tecnologia para cumprir o papel de levar educação a mais pessoas através de cursos online.

No último mês de julho a Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar lançou o PoCA, o Portal de Cursos Abertos da Universidade, que oferece cursos gratuitos e online a qualquer interessado, além de emitir certificações para quem concluir os estudos.

Por enquanto estão disponíveis cinco cursos, dentro das áreas de Design, Educação a Distância e Ensino Híbrido, com carga horária que varia entre duas e dez horas.

A ideia é focar em cursos de extensão para profissionais de diversas áreas, e já estão sendo produzidos cursos nas áreas de Ensino e Aprendizagem, Educação Especial e Tecnologias na Educação. Os responsáveis pretendem traduzir tudo para inglês e espanhol para aumentar o alcance das informações.

A princípio os cursos não contarão com tutoria, então cada aluno dirige a própria aprendizagem. Os materiais de apoio dos cursos ficam disponíveis para consulta na plataforma mesmo depois de as aulas serem concluídas.

Já são mais de 400 usuários cadastrados, e o PoCA está aberto à colaboração para criar mais cursos. O sistema incentiva docentes e técnicos-administrativos da UFSCar e de outras instituições de ensino superior a propor novos cursos, e a Universidade se disponibiliza a ajudar a montar o material didático.

Fonte: Hypeness