fbpx

Sidebar

18
Qui, Abr

Abertas nesta segunda 10 mil vagas para fazer curso de graça

Estão abertas a partir desta segunda-feira (7) 10.500 vagas para curso de formação profissional pela internet. O Programa Qualificar ES abriu as inscrições para cursos on-line e mais 350 vagas na modalidade semipresencial. Os cursos são de graça. A oferta on-line traz 15 cursos para quem tem mais de 16 anos, mora no Estado e tem acesso à internet.

Estão abertas a partir desta segunda-feira (7) 10.500 vagas para curso de formação profissional pela internet. O Programa Qualificar ES abriu as inscrições para cursos on-line e mais 350 vagas na modalidade semipresencial. Os cursos são de graça. A oferta on-line traz 15 cursos para quem tem mais de 16 anos, mora no Estado e tem acesso à internet.

Os cursos têm duração de 120 horas e serão realizados a distância pela plataforma de estudos (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA) disponível no site do programa.
Entre os cursos on-line estão Gestão de Projetos, Jogos Digitais e Criação e Edição de Videoaulas com Aplicativos Gratuitos.

O professor André Wallace do Nascimento de Freitas vai ministrar as aulas de Criação e Edição de Videoaulas. Ele contou que é uma experiência diferente, e por isso tem se preparado bastante.

“Preparei um conteúdo dinâmico e lúdico para incentivar a trabalhar a criatividade e fazer com que o aluno se sinta dentro da sala de aula”.

O Programa Qualificar ES é um projeto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Secretária da pasta, Cristina Engel disse que o objetivo é democratizar o acesso à educação.

“Queremos dar oportunidade para que a pessoa possa se aprimorar. Procuramos pessoas que estão carentes e querem se inserir no mercado de trabalho. Tudo é gratuito. Os materiais com apostilas são disponibilizados para download”, frisou.

Além da oferta de 10.500 vagas em cursos on-line, o Programa Qualificar ES está com 350 ofertas na modalidade semipresencial.

A novidade deste ano é a expansão do semipresencial para Montanha, região Nordeste do Estado. O curso oferecido na cidade é o de Metodologias Ativas na Educação.

De acordo com a Secti, a oferta se deu a partir do interesse da cidade em capacitar os professores e os educadores da rede municipal de ensino.
A prefeitura procurou a Secti com o interesse e firmou uma parceria que ofereceu estrutura para as aulas presenciais.

As inscrições para os cursos on-line e semipresenciais começam nesta segunda e seguem até o próximo dia 16 de ouutbro. Elas devem ser feitas no site do programa, que é o qualificar.es.gov.br. Não há necessidade de comprovação de renda.

As oportunidades
Inscrições

Nesta segunda-feira (7) começam as inscrições para os cursos on-line e semipresenciais. O prazo é até o próximo dia 16 de outubro.
Onde se inscrever

No site qualificar.es.gov.br, onde podem ser encontrados os editais detalhados.
Quem pode se inscrever

NOS CURSOS ON-LINE, qualquer pessoa acima de 16 anos.
NOS cursos de Metodologias Ativas na Educação e Educação Especial Inclusiva (semipresenciais), pessoas que tenham curso de licenciatura.

Cursos on-line
Consultoria Empresarial

Capacita o aluno para aplicar conceitos da administração para melhoria da organização e também para diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados.
Criação de Artes para Divulgação na Redes Sociais

Planeja e executa tarefas administrativas para a comunicação interna e externa de uma empresa. Cria conteúdo digital para as redes sociais.
Criação e Edição de Videoaulas com Aplicativos Gratuitos

Busca novos conhecimentos sobre filmagem e edição de vídeo. Utiliza as novas ferramentas gratuitas disponíveis em vários canais da internet.
Educação Ambiental

Destina-se a qualquer profissional que deseja proteger, conhecer e reintegrar a natureza.
Educação Especial Inclusiva

Qualifica os profissionais para uma atuação efetiva no trabalho educacional junto a alunos com deficiência.
Gestão de Projetos

Executa projetos, define papéis, atribui tarefas, acompanha e documenta o andamento da sua equipe através de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas.
Jogos Digitais

Aborda o relacionamento do indivíduo com o uso de jogos, na história e na atualidade, proporcionando conhecimentos que permitem utilizar o engajamento gerado pelos jogos para outras finalidades.
Multimeios Didáticos na Educação

Trabalha e interpreta as diferentes formas de linguagem (textos verbais, não verbais ou verbais e não verbais ao mesmo tempo), além de utilizá-la na educação.
Musicalização Infantil

Promove o contato com o mundo musical na Educação. Desenvolve no aluno a sensibilidade musical, social, afetiva e cultural.
Segurança no Trabalho

Conteúdo voltado para normas técnicas, apresentação e discussão de medidas de segurança necessárias, bem como demais questões que envolvam a manutenção da saúde dos trabalhadores no ambiente de atuação.
Auxiliar Administrativo

Executa tarefas administrativas auxiliando o administrador em suas atividades relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público.
Informática Básica

Desenvolve habilidades de ferramentas específicas como editor de texto, planilha eletrônica e apresentação em slides. Aprende a ser dinâmico nas informações e se mantém atualizado.
Inglês Básico

Compreende e usa expressões familiares, assim como enunciados simples, que visam satisfazer as necessidades concretas de comunicação.
Inglês Intermediário

O curso aprimora o aprendizado adquirido com utilização e aplicação de frases usuais, diálogos situacionais, vocabulários e expressões em uso.
Inglês Avançado

Aprofunda o aprendizado adquirido nos cursos básicos e intermediários. Aprimora a gramática em geral, dá ênfase a diálogos situacionais, vocabulários e expressões de uso cotidiano.
Semipresenciais
Educação Especial Inclusiva

Busca desenvolver a prática pedagógica inclusiva na sala de aula, qualificando os profissionais para uma atuação efetiva no trabalho educacional junto a alunos com deficiência.
Programação Neurolinguística

O curso é destinado a todas as pessoas que buscam a excelência humana nas diversas áreas de atuação.
Metodologias Ativas na Educação

Busca formar um profissional que tenha conhecimento de ferramentas adequadas para a utilização das principais metodologias ativas de aprendizagem.
Tecnologias Digitais e Mercado de Trabalho

Aborda os impactos da tecnologia digital no mercado de trabalho atual e o surgimento de novos ramos de atuação.

Fonte: Governo do Estado | Tribuna Online