fbpx

Sidebar

23
Ter, Abr

Sites que oferecem cursos online gratuitos e com certificado – faça em casa

Conheça plataformas para aprender sobre finanças, gestão de pessoas, informática marketing e outros temas.

Conheça plataformas para aprender sobre finanças, gestão de pessoas, informática marketing e outros temas.

Sites que oferecem cursos online gratuitos e com certificado – faça em casa. Cursos à distância de graça e com certificado de conclusão estão disponíveis na Internet para quem está em busca de capacitação profissional ou quer aprender novos assuntos.

Além de comprovar as aulas, o certificado também é útil para descontar horas de atividade complementar, dependendo da faculdade em que estuda.

Na lista a seguir, o TechTudo separou seis plataformas em que você pode estudar e obter certificados sem pagar pela emissão. As aulas oferecem aprendizado em diversas áreas, como educação, tecnologia, marketing digital, gestão, e outras.

1. Escola Virtual – Fundação Bradesco


A Escola Virtual da Fundação Bradesco é uma das plataformas de educação à distância gratuita mais conceituadas do país.

O site oferece mais de 80 cursos nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Pedagogia.

Um diferencial da Escola Virtual é que ela oferece roteiros de estudo, ou seja, agrupamentos de cursos sobre temas afins, para proporcionar ao aluno uma formação mais ampla em assuntos específicos. As aulas duram, em média, dez horas.

Os estudantes que concluírem o curso com pelo menos 70% de aproveitamento estão habilitados a imprimir o certificado. A depender da faculdade, o documento poderá ser usado como comprovante de atividade complementar.

2. Senai

Famoso pelos cursos profissionalizantes que oferece em suas unidades presenciais, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) também conta com uma frente de educação à distância.

Em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), a instituição oferece mais de 15 cursos grátis sobre temas como finanças, comunicação organizacional e empreendedorismo.

Há, ainda, aulas de iniciação profissional em Segurança do Trabalho, Desenho Arquitetônico e Tecnologia da Informação.

Os cursos têm duração média de 12 horas, e alguns deles são auto-instrucionais. Isso significa que os conteúdos são autoexplicativos e não há a presença de chat, fóruns de discussões ou professores. Para emitir o certificado, o aluno precisa fazer uma avaliação final e obter uma determinada porcentagem de acertos, que varia conforme o curso.

3. Fundação Getúlio Vargas

Com mais de 50 cursos grátis, o site da Fundação Getúlio Vargas é direcionado para pessoas que querem aprender sobre gestão, estratégia de negócios, marketing, finanças e áreas correlatas. As aulas são de curta e média duração, com uma carga horária que varia de cinco a 15 horas.

Para os estudantes que quiserem se aprofundar ainda mais nos assuntos, a FGV apresenta as referências bibliográficas que embasam o curso. A Fundação não emite diplomas para a modalidade gratuita de ensino, mas sim um certificado de participação, que estará disponível para impressão pelos participantes que alcançarem a nota mínima na prova final.

4. Universidade Rock Content

Especializada em marketing digital, a Universidade Rock Content disponibiliza seis cursos gratuitos para quem quer se aprofundar nessa área. As aulas, cuja carga horária varia entre uma e cinco horas, contam com vídeos explicativos e materiais de leitura complementar.

Ao término do curso, o estudante passa por um teste de 60 questões múltipla escolha com duração máxima de uma hora e meia. Para obter a certificação, é preciso acertar 70% das perguntas. Quem não atingir a pontuação mínima pode tentar quantas vezes for necessário. O certificado tem validade de um ano e pode ser incorporado ao LinkedIn.

5. Ava Acadêmico

Vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o site Ava Acadêmico é aberto à comunidade externa da instituição e se destaca pela profundidade dos cursos oferecidos. O objetivo da plataforma é promover a educação continuada para interessados em aprimorar sua formação em assuntos específicos.

InDesign para iniciantes, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos e Execução de Recursos Extraorçamentários estão entre os cursos oferecidos pelo Ava Acadêmico, que têm de 20 a 68 horas de duração. O acesso ao certificado é liberado aos alunos com aproveitamento igual ou superior a 70%.

6. Cursos iPed

A plataforma Cursos iPed (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) impressiona pela variedade de cursos oferecidos. Artesanato, programação, gastronomia, música, fotografia, organização de eventos e matemática para concursos públicos são alguns exemplos de temas que o aluno poderá encontrar no site.

Na modalidade gratuita, os cursos são mais curtos e ficam disponíveis por trinta dias. Após concluir as lições, os estudantes podem emitir o certificado digital gratuito ou solicitar o certificado especial impresso.

No último caso, é necessário pagar pela confecção e frete. O documento contém o cronograma das aulas, carimbo do CNPJ da entidade e a assinatura do responsável, mas não é reconhecido pelo Ministério da Educação.

Fonte: TechTudo