fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Curso online grátis: veja dez opções para fazer durante a quarentena

FGV, USP e Harvard estão entre instituições que oferecem cursos gratuitos para estudar em casa durante o isolamento.

FGV, USP e Harvard estão entre instituições que oferecem cursos gratuitos para estudar em casa durante o isolamento.

Cursos online e grátis são uma boa opção de atividade para a quarentena do coronavírus. Com o rápido avanço da doença no Brasil, muitas empresas, universidades e escolas têm enviado funcionários e alunos para casa com o objetivo de frear a propagação da COVID-19. Uma boa forma de ocupar as horas vagas nos dias de pandemia é estudar online.

Algumas instituições brasileiras, como FGV, USP e Sebrae, inclusive, disponibilizaram cursos online gratuitos em áreas como gestão, marketing, finanças e empreendedorismo temporariamente. Universidades internacionais renomadas também oferecem opções para quem quer estudar de graça pela Internet: é o caso de Harvard e do MIT. Na lista a seguir, confira 10 plataformas para fazer cursos online durante a quarentena.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa no coronavírus

Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa no coronavírus

1. Fundação Getúlio Vargas (www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuito)
Com mais de 50 cursos grátis, o site da Fundação Getúlio Vargas é direcionado a pessoas que querem aprender sobre gestão, estratégia de negócios, marketing, finanças e áreas correlatas. As aulas são de curta e média duração, com uma carga horária que varia de cinco a 15 horas.

Para os estudantes que querem aprofundar ainda mais os estudos, a FGV informa as referências bibliográficas que embasam o curso. A Fundação não emite diplomas para a modalidade gratuita de ensino, mas um certificado de participação, que estará disponível para os participantes que alcançarem a nota mínima na prova final.

2. USP (coursera.org/usp)
Considerada uma das melhores instituições de ensino superior do país, a Universidade de São Paulo (USP) oferece 16 cursos online gratuitos. "Criação de startups", "Marketing digital" e "UX / UI: Fundamentos para o design de interface" são alguns dos títulos disponíveis na plataforma Coursera, parceira da universidade. A conclusão das aulas, que são ministradas por doutores e pós-doutores da USP, dá direito à emissão de certificado, mas é preciso pagar uma taxa de US$ 29.

3. Senai (eadsenaies.com.br)
Famoso pelos cursos profissionalizantes que oferece em suas unidades presenciais, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) também conta com uma frente de educação à distância. A instituição oferece mais de 15 cursos grátis sobre temas como finanças, comunicação empresarial e empreendedorismo. Há ainda aulas de iniciação profissional em Segurança do Trabalho, Desenho Arquitetônico e Tecnologia da Informação.

Os cursos têm duração média de 12 horas e alguns deles são auto-instrucionais. Isso significa que os conteúdos são autoexplicativos e não há a presença de chat, fóruns de discussões ou professores. Para emitir o certificado de conclusão, o aluno precisa fazer uma avaliação final e obter uma determinada porcentagem de acertos, que varia conforme o curso.

4. Sebrae (sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline)
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece mais de 100 cursos em áreas como empreendedorismo, mercado e vendas, gestão de pessoas e legislação. As aulas, cuja carga horária varia de 2 a 40 horas, são ministradas por tutores que orientam discussões sobre os temas estudados. O estudante precisa cumprir o curso no tempo máximo estipulado pelo sistema. Ao término dos estudos, é possível emitir um certificado de participação.

5. Escola Virtual (ev.org.br)
A Escola Virtual da Fundação Bradesco é uma das plataformas de educação a distância gratuita mais conceituadas do país. O site oferece mais de 80 cursos nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Pedagogia.

Um diferencial da Escola Virtual é o oferecimento de roteiros de estudo, ou seja, agrupamentos de cursos sobre temas afins, para proporcionar ao aluno uma formação mais ampla em assuntos específicos. As aulas duram, em média, dez horas.

Os estudantes que concluírem o curso com pelo menos 70% de aproveitamento estão habilitados a imprimir um certificado. A depender da faculdade, o documento poderá ser usado como comprovante de atividade complementar.

6. Perestroika (perestroika.com.br/online/vailaefica)
A Perestroika, escola de metodologias criativas, decidiu disponibilizar um de seus cursos gratuitamente durante o período de quarentena. Seguindo a modalidade de ensino expresso, as aulas do "Clip" tratam de colaboração, pensamento em rede e interdependência. Basta informar nome e e-mail para assistir aos vídeos. A escola também está oferecendo 30% de desconto aos usuários que adicionarem o cupom "VAILAEFICA" na compra de qualquer curso online até 19 de abril.

7. Insper (coursera.org/insper)
Também na plataforma Coursera, o Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) oferece quatro cursos online completamente gratuitos: Introdução ao marketing analítico; Capitalismo consciente; Gestão de operações e Administração financeira. Basta se cadastrar para assistir às aulas. É importante esclarecer que os cursos não oferecem certificado de conclusão, mas é possível adquirir o documento por US$ 29 ao término dos estudos.

8. Harvard (edx.org/school/harvardx)
Reconhecida em todo mundo pela excelência no ensino, a Universidade de Harvard oferece centenas de cursos online gratuitos em áreas que vão desde direito, literatura, história e estatística até ciência de dados e programação. Como todas as aulas são ministradas em inglês, é importante compreender bem o idioma. Na plataforma EAD de Harvard, os cursos online gratuitos são de nível introdutório ou intermediário. Interessados em obter certificado de conclusão deverão pagar uma taxa, que varia conforme o curso escolhido.

9. MIT (ocw.mit.edu/courses/find-by-topic)
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das universidades mais renomadas do mundo, oferece um vasto catálogo de cursos online gratuitos. Boa parte deles contempla as áreas de ciência e tecnologia, mas também há opções nos ramos de economia, história, arquitetura e artes, entre outros. Nesta página (ocw.mit.edu/courses/mitx-related-courseware/) é possível acompanhar quais cursos estão com turmas em andamento, e quais estão com inscrições abertas para uma nova turma. Vale lembrar que a maioria das aulas é ministrada em inglês.

10. Digital Innovation One (digitalinnovation.one)
A Digital Innovation One é uma empresa voltada para a educação e desenvolvimento de carreira de desenvolvedores de software. No site da companhia, é possível encontrar cursos gratuitos sobre linguagens de programação como javascript, PHP e python. Há aulas voltadas para iniciantes, pessoas com conhecimentos intermediários e profissionais em nível avançado. Ao final dos estudos, é possível emitir um certificado de conclusão gratuito.

Fonte: Techtudo