fbpx

Sidebar

17
Qua, Abr

MEC oferece pós-graduação EAD para professores de todo o Brasil

As aulas, que são componentes do Programa Novos Caminhos, serão na versão a distância.

As aulas, que são componentes do Programa Novos Caminhos, serão na versão a distância.

O Ministério da Educação (MEC) está com uma nova oferta de especialização voltada para professores das redes estaduais de todo o Brasil. Os cursos de pós-graduação lato sensu são próprios para quem deseja se qualificar em docência, focados em educação profissional e tecnológica.

As aulas, que são componentes do Programa Novos Caminhos, serão na versão EAD (ensino a distância), o que é uma notícia que tranquiliza em tempos de pandemia.

De acordo com o MEC, “a oferta do curso visa atender a uma necessidade de formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica”.

É um total de 4.320 vagas para professores que já compõem o quadro do ensino estadual. Há no edital que serão 160 vagas disponíveis para cada estado da União.

Adesão até dia 14 de agosto
Os professores poderão participar dos cursos do MEC por meio das instituições estaduais, que devem fazer o ingresso no programa até o dia 14 de agosto.

Passado o prazo, as redes de cada Estado vão receber um relatório com o número de vagas que estão sendo disponibilizadas para elas. E assim deverão selecionar os educadores interessados de acordo com cada escola.

Você Pode Gostar Também:
Habilidades socioemocionais poderão ajudar na reabertura das escolas

“Conta pra Mim”: Conheça programa de incentivo à leitura

Brasil cumpriu somente uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação

A iniciativa de criar o novo curso de especialização partiu do próprio MEC. A avaliação feita pelo órgão público constatou que há um déficit na formação em educação profissional e tecnológica.

Oportunidade: Mais de 500 CURSOS GRATUITOS com opção de Certificado
Segundo o edital do programa, podem participar todos os professores da rede pública de ensino, incluindo do DF, mas com prioridade para os que são das áreas de educação profissional e tecnologia.

O curso tem duração de um ano, garante certificado lato sensu após a conclusão. E com a autorização dos estados, provavelmente após a pandemia, haverá atividades realizadas presencialmente nos campus.

Mais sobre o Programa Novos Caminhos
O Programa Novos Caminhos foi lançado em outubro de 2019 como uma das estratégias do MEC para a educação profissional e tecnológica voltada para os docentes brasileiros.

De acordo com a descrição do projeto, busca-se a ampliação de oportunidades de inserção socioprodutiva. Também contribui para impulsionar a produtividade dos profissionais envolvidos com a educação brasileira.

Há a previsão de oferecer cerca de 40 mil vagas em cursos de complementação pedagógica, atualização tecnológica e / ou especialização para professores das redes públicas até o ano de 2022.

Quer saber mais informações? Enrão entre na página do Edital do portal MEC. 

portal.mec.gov.br/setec-secretaria-de-educacao-profissional-e-tecnologica/editais

Fonte: Notícias Concursos