Professores poderão se capacitar em tecnologia para modernizar planos de aula

Sidebar

24
Sáb, Out

Professores poderão se capacitar em tecnologia para modernizar planos de aula

Não é preciso se inscrever para acessar os módulos do curso, oferecido pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo.

Não é preciso se inscrever para acessar os módulos do curso, oferecido pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo.

Professores do estado de São Paulo terão a chance de se capacitar em tecnologia para modernizar seus planos de aula.

O curso “Tecnologias na Prática” será oferecido pela Secretaria Estadual da Educação, por meio da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE).

Ele contará com três módulos repletos de conteúdos que ensinarão de que modo as tecnologias podem agregar ao cronograma de aulas para qualquer nível de ensino, sobretudo educação básica.

O objetivo é preparar os educadores para utilização de aparatos tecnológicos de forma estratégica, agregando valor ao planejamento metodológico. Deve abrir os olhos dos docentes, que aprenderão a criar aulas diferenciadas, envolventes e que mesclam possibilidades.

A formação é direcionada a todos os professores (inclusive os eventuais), diretores de escola, vices, professores coordenadores, professores coordenadores de núcleo pedagógico, diretores dos núcleos pedagógicos e supervisores de ensino.

Como fazer a capacitação em tecnologia
Com início no próximo dia 3 de agosto, a capacitação em tecnologia não demanda inscrição prévia dos professores.

Na própria data de começo das aulas, os profissionais interessados deverão acessar o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem no site da Efape – Clique aqui para acessar > escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=8906

Assim que entrar na plataforma, aparecerá um termo para aceitar a visualização do curso. Logo após o aceite já poderá acessar o conteúdo.

Vale dizer que o curso não é obrigatório, todavia, é uma oportunidade ótima para professores que queiram transformar seus planos de aula. Em tempos de pandemia e isolamento social, surge a chance de qualificações online, principalmente aproveitando ao máximo tudo o que a tecnologia pode proporcionar.

Cada vez mais há uma demanda forte, assim como uma tendência de crescimento do uso de tecnologias em sala de aula. E nada melhor para os professores do que aprender a utilizá-las como aliadas em vez de inimigas.

Módulos do curso
Os módulos serão disponibilizados toda semana. Fazem parte do escopo do curso vídeos, textos e outras mídias. Além disso, existe a possibilidade de interação por meio da comunidade virtual de aprendizagem com colegas de profissão e os ministradores dos conteúdos.

No primeiro módulo, serão abordados temas:

Ensino remoto e híbrido
Uso de metodologias ativas
Tecnologia para ampliar as possibilidade nos planos de aulas
Otimização do trabalho do professor
Como contribuir para a aprendizagem do estudante.

No segundo módulo, que será disponibilizado no dia 10 de agosto, os docentes poderão aprender:

Recursos das ferramentas tecnológicas
Oportunidades de interatividades
Google Classroom e Microsoft Teams
Funcionamento do Centro de Mídias SP.

Por fim, o último módulo, será disponibilizado no dia 17 de agosto, debaterá assuntos como:

Como implementar tecnologias na rotina
Dicas de como criar um roteiro
Utilizar a iluminação na criação de vídeos
Melhor enquadramento para gravação
Como fazer transmissões ao vivo
Criação de cenário
Técnicas de edição

Fonte: Notícias Concursos