fbpx

Sidebar

20
Sáb, Abr

135 cursos gratuitos online estão sendo oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC)

Através da plataforma Avamec, muitos cursos gratuitos online são oferecidos em um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem

Através da plataforma Avamec, muitos cursos gratuitos online são oferecidos em um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem

Por meio da plataforma Avamec, o Ministério da Educação (MEC) oferece materiais de estudo e 135 cursos gratuitos online. O site com os conteúdos foi criado pela pasta com o objetivo de fornecer um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem. As capacitações são de variados assuntos relacionados a base nacional comum curricular, onde o público-alvo dos cursos é a comunidade educacional formada por diretores, professores, reitores e etc. Atualmente, há mais de 2 milhões de estudantes ativos na plataforma. Veja ainda: Cerca de 300 vagas são disponibilizadas para cursos gratuitos de forma EAD e presencial em São Paulo

Confira as opções gratuitas oferecidas pelo MEC
Introdução ao Pensamento Computacional – Os detalhes desta opção dos cursos gratuitos oferecidos pelo MEC: Pensamento Computacional; Os quatro pilares do Pensamento Computacional: Decomposição, Abstração, Reconhecimento de Padrões e Algoritmos; Pensamento Computacional e Interdisciplinaridade; Pensamento Computacional e Cooperação.

Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental – Os detalhes desta opção dos cursos gratuitos oferecidos pelo MEC: Estimular a reflexão e a identificação de oportunidades para a aplicação em sala de aula dos quatro pilares do Pensamento Computacional, considerando habilidades elencadas na BNCC.

A Importância de Analisar a Qualidade da Internet – Os detalhes desta opção dos cursos gratuitos oferecidos pelo MEC: A importância de mediar a qualidade da conexão; Instalando o software de medição – Windows; Instalando o software de medição – Linux.

Curso Interdisciplinar de Programação e Robótica – Os detalhes desta opção dos cursos gratuitos oferecidos pelo MEC: Proporcionar o aprendizado de robótica, em plataforma aberta voltada para o currículo do Ensino Fundamental II e Médio; Propiciar a articulação de conteúdos escolares das diversas áreas com a robótica, enquanto são desenvolvidos experimentos robóticos.

Competências Socioemocionais na Educação Esportiva – Os detalhes desta opção dos cursos gratuitos oferecidos pelo MEC: O curso Competências Socioemocionais na Educação Esportiva tem uma carga horária total de 12 horas. O conteúdo do curso é composto por 3 módulos: MÓDULO 01: Competências Socioemocionais – principais conceitos; MÓDULO 02: Competências socioemocionais e a prática esportiva; MÓDULO 03: Práticas pedagógicas para o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Tecnologias da Informação e Comunicação – Os detalhes desta opção dos cursos gratuitos oferecidos pelo MEC: Apresenta de forma bastante prática, informações, orientações e dicas para que as pessoas interessadas nessa temática possam planejar, organizar e realizar seus estudos a distância. Também apresenta e discute sobre ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), com destaque para as principais ferramentas de interação e comunicação e traça, ainda, alguns comentários a respeito de conceitos básicos de virtual, internet, redes sociais, netiqueta e Marco Civil.

Formação para Articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada – Os detalhes desta opção dos cursos gratuitos oferecidos pelo MEC: Inovação de tecnologia na educação; Diretrizes e dimensões do Programa de Inovação Educação Conectada; Visão de inovação e uso de tecnologia na rede de ensino; Atividade do Bloco 01; Formação de professores e gestores para uso de tecnologia; Recursos Educacionais Digitais; Infraestrutura para uso pedagógico das tecnologias

Como se inscrever nos cursos gratuitos do MEC
Os interessados devem clicar aqui para ser redirecionado ao site do MEC - avamec.mec.gov.br/#/. Outras duvidas podem ser sanadas através do seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Click Petróleo e Gás