fbpx

Sidebar

24
Qua, Abr

USP oferece cursos gratuitos à distância em 2022; saiba como se inscrever

De pães recheados a ensaios clínicos, formações tratam de assuntos diversos e são dirigidas a todos os públicos. Confira a lista de cursos disponíveis.

De pães recheados a ensaios clínicos, formações tratam de assuntos diversos e são dirigidas a todos os públicos. Confira a lista de cursos disponíveis.

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou informações sobre diversos cursos gratuitos de aperfeiçoamento, atualização, difusão e até especialização – todos à distância – que serão oferecidos ao longo de 2022. As atividades são ofertadas a públicos diversos: estudantes, professores, profissionais da área da saúde ou mesmo pessoas que possuem interesse em saber mais sobre um tema específico.

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Apolo. Para mais informações sobre um curso gratuito oferecido à distância, clique no nome dele na lista abaixo. E atenção: as vagas são limitadas, e alguns dos cursos realizam a seleção de inscritos por sorteios.

Aperfeiçoamento

Astronomia para docentes do Ensino Médio
Dirigido a professores de Física do Ensino Médio, o curso busca fornecer um primeiro contato com as diversas áreas da astronomia, apresentadas através de um viés moderno e atual.

Atualização

Água como elemento interdisciplinar do ensino nas escolas
Direcionado a professores da educação básica, bem como profissionais que atuem com ensino em espaços não formais (museus, jardins botânicos, centros de ciências) e/ou não escolares.

As cavernas como tema interdisciplinar no Ensino Fundamental
O curso tem o objetivo de promover a formação de professores em exercício para o estudo do ambiente das cavernas e seu entorno. O patrimônio espeleológico será abordado por diferentes pontos de vista, como o científico, histórico, cultural, turístico, econômico e educativo.

Laboratório de Justiça Restaurativa
Oferecido pelo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, o curso dá formação básica sobre o assunto a graduandos e graduados na área de Ciências Sociais Aplicadas (Direito, Psicologia, Sociologia, Administração, Filosofia, Serviço Social, Pedagogia etc).

Princípios e Práticas de Pesquisa Clínica
Este programa de aprendizagem à distância, colaborativo e interativo em Pesquisa Clínica é projetado para quem quer obter treinamento básico e avançado em ensaios clínicos antes de entrar no campo, e para aqueles que têm experiência neste área e visam expandir sua função na concepção, gestão, análise e relato dos resultados dos ensaios clínicos.

Difusão

Abordagens plurais sobre a obra de Machado de Assis
O curso pretende discutir facetas de Machado de Assis e múltiplos aspectos de sua obra por meio de abordagens de especialistas de várias áreas do conhecimento, entre as quais História, Crítica Literária e Editoração.

Ciclo de Palestras da Psicobiologia e Curso de Verão da Psicobiologia
O Ciclo de Palestras da Psicobiologia tem como objetivo possibilitar o contato de estudantes de graduação das áreas de saúde, humanas e biológicas, inclusive internacionais, com os laboratórios e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Curso de Verão em Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)
Divulgação de conhecimento científico, teórico e prático, bem como divulgação das linhas de pesquisa do programa de Biologia Celular e Molecular, além de recrutamento de alunos para pós-graduação.

Direitos Humanos e Populações que Vivenciam Situações de Vulnerabilidade
O objetivo geral do curso é compreender os direitos e os processos vulnerabilizadores da população negra, indígena, privada de liberdade, profissionais do sexo, situação de rua, LGBTQIA+, bem como de idosos, crianças e pessoas com transtornos mentais, abordando o contexto histórico, os direitos, a relação com o Sistema Único de Saúde (SUS), os desafios dessa população no contexto da atual pandemia e o papel da equipe multiprofissional no cuidado e atenção integral.

Ética e Segurança para usuários nas Redes Digitais
O curso pretende fomentar no aluno a capacidade de pensar criticamente, antes de agir, tendo como ponto de partida uma reflexão sistemática e instigadora sobre os crescentes desafios tecnológicos que estamos submetidos ao usar as tecnologias digitais cotidianamente e agir com Ética e Segurança nas Redes Digitais.

Fósseis da Bacia do Araripe
Apresentar aos inscritos aspectos geográficos e geológicos de fósseis da Bacia do Araripe, e como uma conjunção de fatores permitiu a fossilização de tantos organismos, especialmente a grande diversidade de peixes ósseos. Também será apresentado o contexto paleogeográfico e paleoambiental do Mesozoico, contextualizando a Bacia do Araripe no passado geológico.

Iniciação no R com exemplos de Política Internacional
Ofertar uma introdução didática e simplificada para facilitar a utilização do software livre R para iniciantes e pessoas sem conhecimento prévio da linguagem de programação por meio de exemplos de politica internacional. Além de contribuir com o aprimoramento técnico dos participantes, o curso também oferece conhecimento substantivo sobre a política internacional contemporânea.

IV Curso de Verão da Enfermagem Psiquiátrica e Psicologia
O objetivo deste curso é divulgar diferentes temas sobre saúde e sua articulação com as áreas de enfermagem psiquiátrica e psicologia para membros da comunidade interessados em conhecer diferentes assuntos que estão sob investigação científica.

IX Curso de Férias de Imunologia
Oferecer a oportunidade aos alunos de graduação de todo o país de conhecer o Programa de Pós-Graduação em Imunologia, os orientadores do Programa e seus laboratórios. O curso de férias também atualiza os conhecimentos de Imunologia Básica e Aplicada desse público.

IX Escola de Verão em Ciências Farmacêuticas
As Ciências Farmacêuticas como propulsora do desenvolvimento social na contemporaneidade

O evento tem como objetivo principal fomentar a disseminação do conhecimento e da inovação e apresentar as pesquisas acadêmicas do programa. A Escola será composta por palestras e apresentações científicas.

Meninas Programadoras: Introdução à Programação para alunos do Ensino Médio
O principal objetivo é fornecer às discentes oportunidade de desenvolver habilidades de programação e de resolução de problemas por meio de aulas que combinam teoria e prática. O objetivo secundário é motivar as alunas a ingressarem na carreira de computação.

Pães Recheados
O objetivo desse curso é fazer com que as pessoas saibam fazer pães recheados, seja para consumo próprio ou para ganhar uma renda extra.

Plantas Medicinais e Análise Fitoquímica
Apresentar perspectiva histórica, marcos regulatórios elegais e conhecimentos técnicos e científicos quanto às plantas medicinais. O curso é direcionado para alunos que tenham conhecimentos básicos preliminares em Química Orgânica e Química Analítica

Saúde e bem-estar na educação infantil e anos iniciais: ações educativas com foco na formação continuada de professores da rede municipal de Ribeirão Preto
Qualificar os Gestores, Coordenadores Pedagógicos e professores, que atuam no ensino municipal de Ribeirão Preto, para desenvolver ações educativas acerca do campo temático "Saúde e Bem-estar" junto aos professores na Educação Infantil e do Ensino Fundamental I

Verão em Genética à Distância
O curso organizado pelos alunos de pós-graduação do departamento de genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é uma oportunidade de abrir as portas da universidade para graduandos de todos os estados brasileiros e demais países da América latina interessados em conhecer o programa, os docentes e as linhas de pesquisa da faculdade.

XI Escola de Verão em Toxicologia
Instrumentalizar o estudante das áreas da saúde, e correlatas, com ferramentas básicas para realização de futuras pesquisas na área de Toxicologia, através de um ciclo de palestras e cursos teórico-práticos que promoverão a difusão de conhecimentos, aprimoramento científico e acadêmico voltados para a construção de projetos científicos, metodologias específicas e difusão dos conhecimentos produzidos.

Especialização

Medição, análise, previsão e modelagem do nível do mar
Fornecer conhecimentos básicos atualizados sobre o tema do curso para alunos de instituições de ensino superior públicas e particulares, profissionais da iniciativa privada, de órgãos federais ou estaduais.

Fonte: Galileu