“Dentre todas as possibilidades de abordagem de um tema tão amplo, interdisciplinar e contraditório, a relação entre comunicação, educação e tecnologia – tema do presente livro – é uma das mais instigantes. Tal relação desperta interesse científico para diferentes enfoques.
Indicação de leitura: Telas que Ensinam – Mídia e Aprendizagem: Do Cinema às Tecnologias Digitais
“Os desafios, em matéria de educação e preparo de recursos humanos para as atividades produtivas em geral, em meio às novas tecnologias de telecomunicações e às demandas de melhor educação em todos os seus níveis e modalidades, impõem o emprego de "telas que ensinam" de qualidade.
Indicação de leitura: Sala de Aula Digital
“As novas tecnologias estão cada vez mais difundidas na sociedade, o que faz com que o dia a dia das crianças e jovens esteja imerso nesse novo ambiente. Assim, a escola não pode manter-se isolada desse processo de mudança e a inclusão dessa cultura digital na sala de aula faz-se cada vez mais urgente. Diante desse cenário, questionamentos são frequentes:
Indicação de leitura: As Tecnologias Digitais na Escola e na Educação
“Apresentamos, neste livro, algumas experiências de integração e utilização das TIC no dia a dia da escola e do Jardim de Infância. É nosso objetivo que esta partilha permita aos professores e educadores estabelecer ligação com a sua realidade, provocando a reflexão, o questionamento e o desejo de enfrentar o desafio de melhorar e renovar continuamente a sua prática pedagógica.”
Indicação de leitura: Cultura Digital na Escola – Habilidades, Experiências e Novas Práticas
Alex Sandro Gomes, Pasqueline Dantas Scaico, Lays Rosiene Alves da Silva, Ivson Henrique Bezerra dos Santos – Editora Pipa – Brasil (livro digital ou impresso)
“De autoria dos pesquisadores Alex Sandro Gomes, Pasqueline Dantas Scaico, Lays Rosiene Alves da Silva e Ivson Henrique Bezerra dos Santos, todos vinculados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),
Indicação de leitura: Cultura Digital e Escola
“Esse livro reúne trabalhos de professores e pesquisadores do Brasil e da Itália que atuam no espaço de intersecção entre cultura, comunicação e educação. Eles investigam crianças e jovens na cultura contemporânea, formação docente e usos das tecnologias na escola.