A expansão dos cursos on-line no Brasil é frequentemente caracterizada como um processo de democratização do ensino. No entanto, esse aspecto envolve não apenas a constatação do maior acesso proporcionado por esse meio, mas também lhe atribui uma qualidade moral. Ou seja, a afirmação de que o aumento de oferta de vagas promovido pela educação a distância assinala um movimento democratizante apresenta um juízo moral positivo, visto que "ser democrático" constitui um valor em nossa atualidade.
Indicação de Leitura: Formação de educadores a distância e integração de mídias
Este livro descreve uma experiência de educação a distância, realizada no curso de formação de educadores de escolas, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que procurou atingir três objetivos. Primeiro, preparar os cursistas para o desenvolvimento de projetos pedagógicos por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Indicação de Leitura: Educação a Distância eLearning na Web Social
Em um momento histórico marcado por intensas transformações mundiais, este livro traz elementos, ideias, conceitos e expressões atuais para o campo educacional e, fundamentalmente, faz um convite ao diálogo sobre a Educação contemporânea.
Indicação de Leitura: Tecnologias educacionais
A tecnologia educacional já é uma realidade, mas estão os professores preparados para entender e lidar com todas essas mudanças? A alteração de paradigmas, perspectivas e formas de ensinar pode encontrar professores e alunos desprevenidos, o que amplia os índices de resistência.
Indicação de Leitura: Desenvolvimento de projetos educacionais: Mídias e tecnologias
Voltado a educadores e alunos que atuarão em ambientes ricos em tecnologias de informação e comunicação, o livro aborda os conceitos de técnica e tecnologia educacional e as principais percepções sobre as tecnologias educacionais.
Indicação de Leitura: O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático
Por meio de uma leitura prática e de fácil linguagem, este livro possibilita ao estudante uma nova forma de percepção do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, analisa as alterações na forma de se estudar decorrentes do uso mais intenso das novas tecnologias de Ensino a Distância (EaD), em especial a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e da Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV).