Tipografia, imagem, acessibilidade, usabilidade, cognição, interação, materialidade, processos, tecnologia, recepção, são algumas dos temas necessariamente envolvidos na interface do humano com a realidade física. É aí que se funda o desafio e o valor do Design. Cristina Portugal enfrenta essa complexidade com a sistematização necessária à manutenção do método projetual.
Indicação de Leitura: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica
As tecnologias digitais desafiam as instituições a buscar alternativas ao ensino tradicional e a focar na aprendizagem mais participativa e integrada, com momentos presenciais e outros com atividades on-line. Assim, professor e alunos interagem virtualmente e também mantêm vínculos pessoais e afetivos.
Indicação de Leitura: Gestão Pedagógica em Foco: Percepções de Educadores e Educandos da EAD sobre a Realidade Educacional
Esta publicação do Instituo UFC Virtual reúne uma parte substancial do que foi produzido pelos alunos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Ceará - Turma 2012.
Indicação de Leitura: ABC da EaD: a educação a distância hoje
A educação a distância (EaD) bem crescendo de maneira vertiginosa. Consequentemente, crescem também o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância, de cursos e disciplinas ofertados, de empresas fornecedoras de serviços insumos e de artigos e publicações sobre EaD.
Indicação de Leitura: Design Instrucional e Construção do Conhecimento na EaD: 1
Este livro discute a relevância do uso do material didático no processo de aprendizagem, principalmente em EaD. Oferece uma abordagem interdisciplinar, prática e orientada para a elaboração de materiais didáticos, que são o núcleo deste processo para a construção do conhecimento.
Indicação de Leitura: Educação e tecnologias no Brasil: um estudo de caso longitudinal sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação em 12 escolas públicas
Leitura imperdível para quem se interessa por educação e tecnologia!