fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Scorm e Flash no Moodle

Notícias EAD

 O Moodle é compatível com o padrão SCORM - (Shareable Content Object Reference Model)- Modelo padrão que define como fazer e como executar cursos baseados na web.

O SCORM é um conjunto de especificações que, quando aplicadas a um conteúdo de um curso, produz objetos de aprendizagem (LO’s) pequenos e reutilizáveis. - adotado para educação a distância, o que permite, inclusive, incorporar pacotes de cursos já prontos que podem ser adquiridos no mercado (exemplos: cursos prontos sobre informática, editores de texto, web e internet, cursos técnicos, etc.).

Uma das vantagens em fazer um curso em scorm é a facilidade de reproduzi-lo no próprio moodle ou em outros ambiente de educação a distância compatíveis com o padrão.  Ao criar um curso em scorm temos a possibilidade de criar conteúdos e atividades de forma mais customizadas, por exemplo utilizando o flash ou html.

Para se criar um pacote scorm é preciso obter um programa que converta todas as páginas nesse padrão, existem programas pagos, como o Lectora e outros gratuitos, o Reload por exemplo.

O curso que citamos no post anterior é feito utilizando o padrão SCORM, suas páginas são feitas em flash e a plataforma é o próprio Moodle conforme entrevista com Blenda Rodrigues, diretora de Educação a Distância da Anima Acústica.

Como funciona o curso!

Quando um aluno faz a matrícula para o curso, ele recebe as orientações para utilizar a ferramenta, um login e uma senha. Com esse registro, o estudante tem acesso direto on-line, via web, ao ambiente virtual do curso, que pode ser acessado pelo site www.animacustica.com.br É importante lembrar que o curso de Acústica - Fundamentos e Conceitos é uma parceria da Anima Acústica e da Tecsul

Sobre a plataforma utilizada.

A plataforma é moodle. O conteúdo é produzido com tecnologias flash e de realidade virtual para criar um ambiente acústico mais próximo do real e incentivar a participação dos alunos no ensino a distância.

Entendemos que essa modalidade de ensino não pode ser enfadonha. Ela deve cativar e motivar os estudos. Além disso, utilizamos softwares gratuitos disponíveis na web para a simulação sonora. Desta forma, queremos que o aluno crie o hábito de continuar treinando em ambientes sonoros.

Nós ensinamos os fundamentos e o aluno poderá, sempre que for oportuno, praticar um pouco mais.

Em breve flaremos mais sobre Scorm e quem sabe, alguns tutoriais sobre o assunto.