fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Segurança contra cópia de conteúdo, é possível?

Notícias EAD

Já tive contato com diversas empresas que trabalham com cursos presenciais nos mais diversos segmentos, saúde, segurança, finanças, educação continuada, escolas de preparação para concursos, bancos, musica, cinema, entre outras.

Inicialmente somos chamados para prestar consultoria EAD, conhecer as possíbilidades e a melhor maneira de aplicar seus cursos de forma online, preocupados sempre com a mesma qualidade e aproveitamento do ensino presencial. O primeiro contato é interessante, pois normalmente o cliente está cheio de ideias e empolgando por essa modalidade. Em outros casos há instituições que se sentem forçadas a entrar na educação a distância, por vários motivos, entre eles está a concorrência, que ao tomar essa atitude primeiro "abocanha" uma boa fatia do mercado, outro fator importante esta diretamente ligado ao alcance que a instituição terá ao atender alunos de outros municípios, cidades e até outros países.

Porém, muitas instituições não iniciam seus projetos ou tardiam essa decisão por temerem que seus conteúdos caiam indevidamente na rede sem que recebam por isso, ou pior, que outras empresas do mesmo segmento copiem seus "segredos" e/ou conteúdos.

A pergunta que recebo sempre é "Como colocar meus cursos em vídeos, apostilas, questionários de forma online e disponibilizar isso ao meu aluno evitando que ele copie o conteúdo e repasse a outro amigo, ou que ele seja um ‘espião’ e roube minhas aulas?"

A resposta nesse sentido ou nessa visão não é das mais animadoras, acredito que na internet não tenha nada que não possa ser copiado. Um bom exemplo de tentativas mal sucedidas está em uma empresa muito famosa, Hollywood gasta milhões de dólares contra filmes piratas na internet, empresas de softwares que possuem os melhores profissionais da área de tecnologia tentam há anos acabar com a pirataria, e mesmo assim vemos com extrema facilidade diversos filmes e softwares piratas na rede, esse problema certamente é o maior vilão da internet.

Depois de entenderem essa dificuldade surgem outras questões,  " Mas e se copiarem meu conteúdo?"

Minha resposta é sempre de tentar minimizar esse medo, e auxiliar a instituição a encontrar alternativas que transforme esse tipo de problema em soluções inteligentes, mas ainda sim "não há amor sem desamores",  é necessário começar e certamente se você não fizer outros farão. Costumo dizer que a hora é agora, o medo faz parte de novas escolhas, o novo causa estranhamento e endurecimento por parte de alguns colaboradores da instituição, o não fazer pode ser o fim de um futuro promissor, e certamente haverá arrependimentos.

Há diversas formas de DIFICULTAR a disseminação do material na internet, além disso prepará-lo de forma que se vazar você ganhará da mesma forma. Ações simples e estratégicas, mas que fazem muita diferença, o filme "Tropa de Elite" é um bom exemplo.

Por fim, ter um curso online hoje está cada vez mais necessário, o medo só vai adiar algo que é inevitável para se manter no mercado.

Abraço