fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Utilização do Moodle na Prática Pedagógica

Notícias EAD

Hoje os educadores estão buscando novas formas de dinamizar e tornar mais atrativo o processo ensino- aprendizagem e o uso das novas tecnologias é uma delas.

Autor: Kleber

1 INTRODUÇÃO

Mas algumas dúvidas persistem nessa relação entre a tecnologia e a educação: como fazer um bom uso dessas tecnologias?

Na busca de respostas, nessa pesquisa foi feita uma série de análises e considerações para que o trabalho em sala de aula não fique somente entre o giz, lousa e o professor.

Porém, temos que ter como ponto de partida para o uso das novas tecnologias que o aluno deve usá-las de forma consciente, saber filtrar as milhares de informações disponíveis e usá-las de forma crítica e reflexiva e isso são alguns dos conceitos que o educador deve trabalhar em sala de aula.

Dentro desse vasto universo de tecnologia, informações e suportes, escolhi como fonte de pesquisa o Moodle.

Uma das muitas ferramentas que se caracteriza por proporcionar o ensino à distância. Mas até que ponto é influenciado pela tecnologia como modismo ou algo que realmente vai revolucionar a aprendizagem? A presente pesquisa baseia-se nesse questionamento e procura algumas respostas.

http://www.esmaltenaunha.com.br

2 MOODLE

2.1. O QUE É A FERRAMENTA MOODLE?

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa.

Para que os alunos tenham acesso à ferramenta precisamos de provedores de internet.

A ferramenta, mesmo restrita ao ambiente escolar, pode ser utilizada por todos os alunos, mas necessitamos de uma máquina que chamamos de servidor de aplicação.

Depois de instalada a ferramenta tem um período de aprendizagem, que podemos classificar em diferentes níveis de conhecimento: básico, intermediário e avançado.

/educacao-online-artigos/utilizacao-do-moodle-na-pratica-pedagogica-5057818.html

Perfil do Autor