fbpx

Sidebar

24
Qua, Abr

WEB 2.0 - Seu potencial interativo e educação

Notícias EAD

Olá pessoal, hoje vamos falar da web 2.0 e seu potencial interativo na educação.

A web 2.0 é, praticamente, um sistema de recursos que podem ser trabalhados na própria web, com vários usuários interligados simultaneamente e em qualquer lugar do mundo, como Internet Explorer e o Firefox, que passam a ser plataformas de trabalho de seus usuários. Para que esta ação ocorra, é necessário que, no computador de trabalho, exista um navegador ou browser, não sendo então, necessários, o uso de nenhum outro aplicativo.

As mudanças trazidas pela web 2.0 foram tão importantes que há controvérsias se ela seria uma revolução dentro da web ou não. Alguns especialistas vêem a web 2.0 como uma revolução e outros como uma mera evolução, pois ela não estaria mudando a rede e sim integrando novos recursos e ferramentas já existentes na internet, agregando formas mais inteligentes. Sem aprofundar essasquestões, o que nos importa salientar é que, atualmente, temos uma Internet que permite a seus usuários o acesso a arquivos pessoais unicamente pelo acesso à rede, sendo que este pode ser feito de qualquer lugar do mundo, não se fazendo necessário o backup dos arquivos pessoais.

Alguns dos serviços disponíveis para a realização dessas tarefas, como o editor de texto, planilha, programa de apresentação, colaboração, etc., deram origem ao desktop móvel ou PC móvel, pois possibilitam que todos os conteúdos sejam mantidos no seu computador online, podendo ser manuseado a qualquer momento e de qualquer máquina, incluindo aplicativos e mesmo sistema operacional. Assim Mattar diz que (2007, p. 77): “Os usuários podem comemorar a facilidade de usar o potencial de colaboração da internet como uma grande alavanca para os seus trabalhos profissionais, acadêmicos e pessoais.”

Atualmente, a Web permite inúmeras possibilidades de multiplicar o conhecimento exponencial, pois tudo se encontra disponível na rede. É a idéia de que tudo é matéria-prima, tudo pode ser trabalhado e retrabalhado por todos, de acordo com interesses e necessidades. Esta condição, junto com a interatividade, aponta para as possibilidades do uso de ambientes virtuais para a educação.

A partir da criação da web 2.0 temos a segunda geração de serviços e aplicativos da internet, permitindo uma maior interação entre o usuário e o aplicativo, através da inteligência coletiva, destacando-se como “um dos principais elementos diferenciadores das empresas que emergiram da web 1.0”, segundo Mattar (2007, p.82). Assim, a possibilidade de o usuário produzir e desenvolver conteúdos, diferentemente de “só adquirir informação” facilita a criação e a autoria, chegando-se a falar em uma “sociedade de autores”. Dessa forma, a potencialidade da web 2.0 em propiciar um ambiente que torne possível estabelecer conexões, criando redes sociais torna-se a sua principal característica.

A respeito do contexto acima descrito, Primo apud Tijiboy (1999):

Entendem que uma postura cooperativa é o elemento mais importante em ambientes telemáticos de ensino. Segundo elas, as relações entre os participantes nesse tipo de ambiente são hierárquicas, que viabilizam a tomada de decisão em grupo, em vez de serem impostas de cima para baixo. Valoriza-se uma consciência social e tolerância e convivência com as diferenças. Percebendo-se como importantes no processo, os sujeitos sentem responsabilidade pelo seu próprio aprendizado bem como o do grupo. Através de trocas sócio-cognitivas, o sujeito confronta seu ponto de vista com o do outro descentrando o seu pensamento, o que provoca reflexão e conflitos sócio-cognitivos.

As implicações para a educação das possibilidades trazidas pela web 2.0 são profundas. Para alunos e professores, novas formas de lidar com informações e construção de conhecimentos, participação em comunidades virtuais de aprendizagem, reformulação de conceitos ligados à relação professor/aluno e espaços de aprendizagem, entre outros.

A Web 2.0 coloca ao dispor de professores e alunos ambientes virtuais e ferramentas para uma educação on-line. É possível contar com o Facebook, Orkut, Blog, Wiki, You tube, Second Life e Linkedin.

Mas, isso fica para um próximo papo.