fbpx

Sidebar

23
Ter, Abr

Educação a distância é líder de crescimento no Brasil, diz censo do MEC

Notícias EAD

A educação a distância (EAD) é um dos segmentos que mais cresce no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), de 2003 a 2013, o número de pessoas matriculadas subiu de 49.911 para 1.153.572. Dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) afirmam que, em 2014, a crescente continuou e o número de estudantes já ultrapassava os 3,8 milhões.

Segundo a Abed, das 226 instituições que abriram vagas a distância em 2014, 64% delas são da rede privada, enquanto 36% pertencem à rede pública. Alguns destes cursos também existem na modalidade presencial e são considerados tradicionais no mercado de trabalho, sendo uma grande oportunidade e tendência para os próximos anos.

Apesar de ser ministrado fisicamente longe, a responsabilidade da instituição de ensino e dos estudantes permanecem. Cabe às universidades oferecerem uma bagagem para que os alunos se formem profissionais com alto conhecimento e compromisso com a profissão e, aos alunos, buscarem sempre ir além e se dedicar ao máximo.

Se você ficou empolgado para entrar em uma graduação, pós-graduação, extensão ou cursos técnicos, conheça algumas vantagens da educação a distância!

Custo baixo

Uma das grandes vantagens da EAD é o baixo custo que apresenta se comparada aos cursos presenciais. Alguns apresentam mensalidade até quatro vezes mais baixas, já que não precisam de uma estrutura física elaborada para oferecer aos alunos e professores.

Mais do que isso, os custos ficam ainda mais reduzidos, porque você tem a oportunidade de estudar em casa e em qualquer lugar que tenha acesso à internet. Isto reduz os gastos com alimentação fora de casa, transporte público, gasolina e o valor do estacionamento.

Reconhecimento

Muitos cursos a distância disponíveis atualmente têm o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e, portanto, são perfeitos para que quem entrar no mercado de trabalho e alcançar o sonho da graduação de maneira eficaz e com conhecimento necessário para competir com outros profissionais.

Autonomia

A possibilidade do aluno escolher a que horas assistir à aula e fazer os exercícios é uma liberdade que poucos cursos garantem e uma vantagem que todos os EaD proporcionam. Desta maneira, quem trabalha pode ficar mais tranquilo e adequar as aulas à correria do dia a dia sem problemas com horários ou o trânsito intenso.

Interatividade

A interação entre professores e os próprios alunos, apesar da distância, é um ponto forte. As instituições de ensino sempre deixam disponibilizados profissionais para que as dúvidas sejam tiradas e os trabalhos sejam feitos de forma satisfatória, sempre atendendo às necessidades do estudante.

Assim, é possível abrir discussões em fóruns da turma e o ambiente online fica ainda mais democrático e didático. Para os alunos mais inibidos o conforto é maior ao demonstrar suas opiniões. Eles podem achar mais fácil do que em um local físico com pessoas, a primeiro momento desconhecidas.

Fonte: Jornal Correio de Notícias
Publicado em: 24/03/2016