fbpx

Sidebar

24
Qua, Abr

Unesco lança atlas da educação global

Notícias EAD

O Instituto de Estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou o eAtlas para a Educação 2030, material que reúne todos os dados disponíveis sobre a educação global.

Por meio de uma série de mapas interativos que mostram a situação de vários critérios educacionais em diversos países, o novo eAtlas irá monitorar a evolução especialmente do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4. Ele faz parte dos 17 ODS criados pela Organização das Nações Unidas para melhorar a qualidade de vida; garantir a prosperidade; proteção do meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas para os próximos 15 anos.

O ODS4 visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Os mapas do novo eAtlas serão atualizados constantemente conforme os dados disponíveis sejam renovados, retratando com fidelidade e precisão de tempo o estágio no qual os países se encontram em relação à aprendizagem, igualdade e qualidade da educação.

Por meio dos mapas é possível ver, por exemplo, os níveis básicos de proficiência em leitura e matemática; as taxas de conclusão da educação básica ao ensino superior; o percentual de crianças fora da escola; o montante a ser gasto em educação com cada aluno; e a oferta de professores qualificados.

Também é possível visualizar a diferença de acesso à educação entre meninos e meninas; a segurança do ambiente escolar; assim como o número de adultos que estão inscritos em programas de educação.

Além de acessar os mapas, é possível personalizar as visitas à plataforma e compartilhar as páginas via redes sociais. É possível também incorporá-las dentro de sites, blogs, apresentações e relatórios. Com a ferramenta, os países conseguem explorar os dados e usar os indicadores para desenvolver seus próprios quadros de monitoramento.

Como acessar
O eAtlas está é totalmente aberto ao público e disponível em inglês no link: http://tellmaps.com/sdg4.

Fonte: Gife
Publicado em: 29/08/2016