fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

TIC Educação mostra aumento no uso da internet pelo celular para fim pedagógico

Notícias EAD

Pesquisa aponta que mais de um terço dos docentes diz utilizar o dispositivo em atividades com alunos. Apesar disso, metade das escolas públicas continua com banda larga insuficiente.

O uso da internet pelo celular é uma realidade da cultura digital e já é tendência também nas escolas brasileiras. A sexta edição da pesquisa TIC Educação, realizada pelo Cetic.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), mostrou que mais de um terço dos docentes, 39%, afirma utilizar o dispositivo para realizar alguma atividade com os alunos, sendo 36% de escolas públicas e 46% das privadas.

Nas áreas urbanas do Brasil, o acesso à internet está em todas as escolas privadas e em 93% das públicas. Apesar da alta conectividade, o uso da rede em sala de aula está disponível em 43% das escolas públicas e em 72% das escolas privadas.

“O uso da internet nas escolas ainda está muito concentrado em espaços onde os alunos não estão presentes. Sala de diretores e professores, por exemplo”, afirma Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Ainda segundo Barbosa, um fator limitador também é a capacidade da banda larga nas escolas, que não avançou no último ano: 45% das escolas públicas declararam ter velocidade de até 2 Mbps (Megabits por segundo).

“A infraestrutura também limita esta prática. Com essa banda larga não tem como realizar uma atividade com dispositivos móveis envolvendo muitos alunos”.

Apesar da conexão Wi-Fi, que tem ligação direta com uso de dispositivos móveis, ter aumentado em escolas públicas e particulares, um dado da pesquisa chama a atenção: na maioria das instituições, o uso da internet móvel é bloqueado para os alunos.

“A grande questão é: como estamos usando a internet para fins pedagógicos? A direção quer evitar que o aluno tenha acesso a internet durante a aula, alegando que isso tira a atenção do professor, mas isso acaba inibindo o uso de práticas inovadoras desses dispositivos”, ressalta Barbosa.

O dado aponta para outro obstáculo apresentado pela pesquisa: a formação de professores. O estudo mostra que 73% dos professores utilizaram computador e internet em ao menos uma das atividades com os alunos (70% entre professores das escolas públicas e 84% das escolas privadas). As atividades mais citadas pelos professores foram: pedir aos alunos a realização de trabalhos sobre temas específicos (59%), solicitar trabalhos em grupo (54%), dar aulas expositivas (52%) e solicitar a realização de exercícios (50%).

Ainda temos uma proporção muito baixa de atividades com o uso da internet. Uma das hipóteses é a falta de habilidade e formação adequada dos professores
“O dado não diz a frequência com que essas atividades são feitas. De qualquer modo, uma reflexão para as políticas públicas: ainda temos uma proporção muito baixa de atividades com o uso da internet. Uma das hipóteses é a falta de habilidade e formação adequada dos professores. É preciso usar tecnologias que incentivem a participação dos alunos”.

Apenas 39% dos professores afirmaram ter cursado uma disciplina específica na graduação sobre o uso de tecnologia em atividades pedagógicas, sendo que, entre os entrevistados com idade inferior a 30 anos, esse número sobe para 54%.

A pesquisa aponta uma direção para o tema: é preciso investir nas redes de colaboração entre os educadores. No estudo, 70% dos professores afirmaram aprender a utilizar computador e internet por meio de contatos informais com outros professores e 44% com algum grupo de professores da própria escola.

“O professor busca informação sobre o uso pedagógico da internet com outros professores e até mesmo com seus alunos. Percebemos que, mesmo tendo uma infraestrutura melhor nas escolas privadas, todos os professores têm a mesma atitude e interesse sobre o uso de tecnologias”.

Segurança na internet
O uso responsável da rede é um dos principais assuntos da cultura digital atualmente. Apesar disso, a pesquisa do Cetic.br mostra que apenas 20% das escolas particulares e 51% das privadas tiveram algum tipo de curso ou palestra sobre o tema em 2015.

O estudo também mostrou que o Marco Civil da Internet, lei que regula o uso da internet no Brasil, é pouco conhecido pelos gestores. Apenas 14% nas escolas públicas e 19% nas particulares tinham conhecimento sobre o assunto.

“Nos últimos 15 anos, as políticas públicas avançaram na infraestrutura tecnológica das escolas. Agora, precisamos investir na dimensão e qualidade do uso. A escola precisa ser também um espaço formador da cidadania digital”, avalia Alexandre Barbosa.

O objetivo da pesquisa é monitorar anualmente o uso e a apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos atores do sistema de ensino, em escolas públicas e privadas do Ensino fundamental e médio, de áreas urbanas, com ênfase para as atividades de ensino, aprendizagem e gestão escolar. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2015, a partir de entrevistas com 898 diretores, 861 coordenadores pedagógicos, 1.631 professores e 9.213 alunos.

Fonte: Porvir
Publicado em: 03/10/2016