MBA a distância cresce, ao contrário do tradicional. Conclusão é do estudo GMAC 2016, que avalia tendências da formação profissional no mundo.
O Relatório da Avaliação das Tendências de Matrículas (Application Trends Survey Report 2016), da associação norte-americana de escolas de negócios Graduate Management Admission Council (GMAC), estudo anual sobre o mercado educacional global focado na formação de executivos, concluiu que está havendo uma grande mudança no perfil dos cursos tipo masters of business administration (MBA), que são os mais visados por executivos de empresas, inclusive no Brasil. Foi verificada uma redução do número de matrículas nesse tipo de curso, atribuída a dois fatores: o crescimento dos cursos a distância e dos cursos de especialização e mestrados sem relação com negócios.
Segundo a revista The Economist, que divulgou o estudo em uma matéria intitulada Campus vs beach ("Campus contra praia"), os cursos MBA online estão "mudando rapidamente sua antiga reputação de cursos ruins", com a adesão de instituições entre as mais bem posicionadas nos rankings educacionais; e geralmente são mais baratos do que os MBAs tradicionais. Esse fatores ajudaram os cursos de MBA a distância a crescerem em percentuais bem acima dos de mercado. Haverá em 2017, segundo o estudo, 9% a mais de programas de MBA online, e neste ano 57% dos programa de MBA online relataram aumento do número de matrículas (no ano passado o crescimento havia sido relatado por 50%).
São dados que contrastam com os de MBA em geral e com alguns grupos, como aqueles em tempo integral de dois anos, por exemplo, que são ainda tidos como os top do mercado. O percentual de instituições que relatam aumento no número de matrículas nessa modalidade caiu de 61% em 2014 para 43% em 2016.
Para os especialistas ouvidos pela The Economist, além do preço menor e da adaptabilidade dos cursos a distância, o mercado tem intensificado sua procura por profissionais que saibam fazer atividades mais específicas, e os próprios estudantes estão cada vez menos dispostos a investir anos em estudos antes de obter sua especialização (alguns MBAs convencionais duram até cinco anos).
Nos dados sobre a nacionalidade dos alunos nos cursos analisados, a pesquisa conclui que, ao contrário da tendência mundial, houve grande crescimento no número de brasileiros em cursos de MBA Executivos e de tempo integral.
Fonte: Ache seu Curso
Publicado em: 29/10/2016