fbpx

Sidebar

24
Qua, Abr

8 Dicas para Gamificação Baseada em Pontos

Notícias EAD

Os sistemas de recompensa baseados em pontos dão aos aprendizes on-line o toque extra que eles precisam para se envolver ativamente. Esta abordagem dá crédito devido pela atribuição de pontos para os melhores desempenhos. Ele também reconhece os aprendizes on-line que fazem melhorias significativas e preenche lacunas de aprendizagem ao longo do caminho. Aqui estão 8 dicas para usar um sistema de recompensa baseado em pontos no seu curso de eLearning.

1. Esclareça os Critérios
Os aprendizes on-line precisam saber como eles podem ganhar pontos ao longo do curso eLearning, bem como quantos pontos eles devem acumular para completar os requisitos. Por exemplo, eles devem ganhar um total de 100 pontos para receber seu certificado. Você também deve esclarecer quais atividades eLearning são elegíveis e quantos pontos cada um vale. Por exemplo, eles vão ganhar 50 pontos para concluir com êxito a avaliação. Ou eles têm a chance de marcar 10 pontos para assistir ao próximo webinar.

2. Enquadre-o com um Tema
Alguns aprendizes on-line podem precisar de um pouco mais do que um sistema básico de recompensas baseadas em pontos para se manter motivado. No entanto, enquadrar seu sistema de recompensas baseado em pontos com um tema pode tornar a perspectiva mais atraente. Por exemplo, transformar cada ponto em uma moeda virtual que os aprendizes online podem depositar em suas "contas" de curso de eLearning. Então você tem a capacidade de jogar sobre o tema, permitindo que os aprendizes online para arrastar e soltar suas moedas diárias em cofrinhos ou cofres. Leve-a para o próximo nível, transformando todo o layout do curso eLearning em um cofre que os alunos on-line devem entrar cada vez que iniciarem sessão.

3. Alinhar Incentivos com Comportamentos Desejados
O objetivo principal de usar um sistema de recompensas baseado em pontos é reforçar certos comportamentos. Caso contrário, você acaba recompensando os aprendizes on-line por cada ação que eles tomam, o que pode enviar o sinal errado. Por exemplo, eles ganham 5 pontos simplesmente por fazer login no sistema ou participar de uma atividade, mesmo que eles não tenham feito o melhor possível e cometido erros múltiplos. Ao criar seus critérios, certifique-se de que você apóia comportamentos favoráveis e os resultados desejados. Dessa forma, os aprendizes online sabem o que é esperado deles e têm a capacidade de corrigir problemas de desempenho antes que eles escalem.

4. Super Recompensas
Os aprendizes on-line trabalharão em direção a um objetivo final. Eles economizam pontos suficientes para ganhar uma recompensa ou realização específica. Como resultado, esta recompensa deve ser suficiente para motivá-los e inspirá-los a fazer um esforço. Mas como você sabe qual recompensa vai estimula-lo? Por que não basta perguntar-lhes! Estude alunos on-line para avaliar suas preferências pessoais e interesses. Em seguida, crie um sistema de recompensas baseado em pontos com base no consenso. Por exemplo, 75% dos alunos afirmam que gostariam de receber um certificado de realização que eles pudessem mostrar.

5. Estimulo Visual
Inclua lembretes visuais do que os aprendizes on-line podem ganhar se derem tudo e coletar pontos suficientes. Por exemplo, os aprendizes corporativos têm a chance de ganhar um dia de folga pago se atingirem seu objetivo. Assim, você pode mostrar imagens de profissionais como eles desfrutando de algum tempo de lazer para servir como um exemplo. Da mesma forma, os pontos devem incluir uma componente visual.

6. Inclua Sinalizadores
Os aprendizes on-line precisam saber até onde eles chegaram e para onde estão indo. Em um sistema de recompensa baseado em pontos, isso envolve rastreadores de progresso que são exibidos de forma proeminente na página principal. Mais uma vez, o rastreador de progresso pode alinhar com o tema pré-determinado. Como exemplo, use um termômetro para representar seu progresso. Cada vez que ganham pontos, a temperatura sobe até chegar ao topo. Você também pode incluir uma lista de recomendações ao lado do rastreador de progresso para aqueles que estão lutando para avançar, como simulações ou avaliações que se concentram em lacunas de habilidade pessoal, e permitir-lhes acumular mais pontos.

7. Oportunidade de "Crédito extra"
Em alguns casos, é aconselhável oferecer crédito extra aos aprendizes online que precisam recuperar o tempo perdido. Por exemplo, eles não puderam assistir ao webinar ao vivo, que valeu 10 pontos. No entanto, eles têm a oportunidade de ganhar 5 assistindo a versão gravada e respondendo a um breve questionário. Há uma advertência para crédito extra. Você só deve usá-lo com moderação para que os pontos ainda carreguem peso. Por exemplo, os aprendizes online podem simplesmente completar todas as tarefas e módulos de crédito extra para ganhar pontos suficientes para a recompensa final. Além disso, essas atribuições opcionais devem ainda suportar os comportamentos e resultados desejados.

8. Considerar uma Estratégia de Gamificação Completa
Você pode querer pensar em mergulhar em gamificação e adicionar uma variedade de mecânica de jogos ao seu projeto de curso de eLearning, como crachás de e-learning, tabelas de classificação, níveis e objetos desbloqueáveis. Uma ampla gama de incentivos atendem a diferentes preferências de aprendizagem. Assim, todos têm a oportunidade de lutar por seus objetivos ao ganhar recompensas. Apenas certifique-se de mapear como cada incentivo se encaixa no quadro geral. Por exemplo, os aprendizes online podem usar seus pontos para ganhar distintivos especiais, o que os aproxima um pouco mais do topo da tabela de classificação.

Os pontos podem não ser tão competitivos quanto as tabelas de classificação, ou ter o mesmo talento estético que os emblemas de eLearning. No entanto, você pode usar estas 8 dicas para oferecer aos seus alunos on-line todos os incentivos que eles precisam para atingir seus objetivos. O segredo é concentrar-se nos objetivos de aprendizagem e criar critérios eficazes para que todos saibam o que esperar e o que se espera deles.

Fonte: IDI Instituto de Desenho Instrucional