fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

“Não precisamos de eletrônicos para inovar em sala de aula”, diz professor Gustavo Reis

Notícias EAD

Em palestra na Bett Educar 2019, educador afirma que segredo para atrair atenção dos estudantes na era digital é conhecê-los melhor.

Prender a atenção do aluno ao conteúdo explorado em sala de aula há anos tem sido um dos principais desafios dos professores. Na última década, porém, a concorrência com gadgets, como smartphones e tablets, tornou essa disputa mais acirrada — fazendo com que cada minuto de concentração do estudante seja uma vitória.

Mas para o aprendizado, de fato, se concretizar, é necessário inovar na forma de educar, garante Gustavo Reis, fundador do site Estude Matemática. Ele ministrou a palestra “O novo professor: design, sentido e relacionamento” no primeiro dia da Bett Educar 2019, feira de educação e tecnologia que ocorre até sexta-feira (17/05) em São Paulo.

Formado em ciência da computação, Reis diz ter se encontrado profissionalmente como professor de matemática, estruturando sua metodologia de ensino em uma verdadeira parceria com os alunos. “Se você acha que os jovens não prestam atenção em nada, está completamente errado. Eles prestam muita atenção em seus dispositivos”, alerta o professor à plateia de professores.

De acordo com o especialista, a “geração mobile” vive hoje três grandes disrupções: se comunica mais por imagens (principalmente por emojis e gifs), constrói relacionamentos presenciais e à distância e é composta por grupos bastante diferentes entre si.

Desta forma, “pasteurizar a educação”, criando uma única fórmula de ensino para todos esses jovens, pode ser uma grande armadilha para o aprendizado na era digital. “Hoje, colocamos pessoas totalmente diferentes em uma mesma aula de trigonometria. Isso estimula a impaciência, o desinteresse e a indiferença do aluno.”

Revolução do saco cheio
Mestre em design pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o palestrante teve uma escola de matemática em Porto Alegre (RS) antes de focar os negócios na educação on-line. “Muitos costumam dizer que a atual geração é a do mimimi, mas as pessoas não mudaram tanto assim. Estamos na revolução do saco cheio. Os alunos não aguentam mais o formato ultrapassado de ensino e nós [professores] também não aguentamos mais trabalhar desta forma”, afirma ele.

Para acabar com o ostracismo em sala de aula, Reis sugere que o professor conheça cada aluno melhor para aproximá-lo da disciplina. “Se a gente mostrar ao estudante que a física está intrínseca na fotografia, ele provavelmente terá mais interesse em aprender para utilizar o conteúdo no dia a dia”, exemplifica o professor.

O palestrante admite não ser fácil construir um relacionamento próximo com todos os alunos, principalmente quando a sala é grande. Ele destaca, no entanto, que o retorno é bastante prazeroso. “Quando nos aproximamos dos jovens, algo mágico acontece: recebemos uma enorme gratidão. Os estudantes aprendem muito conosco”, conclui ele, que leciona há quase 30 anos.

Fonte: Época Negócios