fbpx

Sidebar

18
Qui, Abr

Tecnologia apoia preparação de estudantes para o futuro, dizem professores em pesquisa do Google

Notícias EAD

Levantamento teve a participação de professores e familiares de alunos de educação básica, da rede pública e privada.

Uma pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto YouGov mostra o posicionamento de pais e de professores em relação ao uso de tecnologias na sala de aula. Se por um lado 95% dos educadores entendem que a tecnologia prepara os alunos para o futuro, 47% dos familiares entrevistados avaliam que os recursos digitais são atualmente usados da melhor maneira para beneficiar a aprendizagem dos alunos.

O levantamento foi realizado por meio de formulário online, com 300 educadores (72% de ensino público, 27% privado e 1% ONG/Fundações) e 500 pais de alunos (56% público,
41% privado e 3% ONG/Fundações). Entre as famílias, 87% têm filhos no ensino fundamental (6-15 anos) e 13% no ensino médio (16-18 anos).

Em outros momentos, as opiniões seguem na mesma direção. Enquanto 95% dos professores concordam que trazer a tecnologia para a sala de aula pode tornar o aprendizado mais atraente para os alunos, tal ideia também é defendida por 91% dos pais brasileiros.

Entre os maiores desafios mencionados pelos professores estão o envolvimento dos alunos (77%) e o tempo para fazer tudo o que é necessário (60%). Novamente a tecnologia aparece como fator para virar o jogo: 9 em cada 10 acreditam que a tecnologia pode tirar da frente o trabalho repetitivo.

A equidade no acesso, isto é, promover oportunidades iguais para o bom uso da tecnologia é uma preocupação para 82% dos educadores, já que é com o apoio de computadores e recursos digitais de aprendizagem que conseguirão desenvolver com os alunos habilidades para o futuro, tais como comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico.

Os pais mencionam ainda outra tendência que já foi motivo de um guia aqui no Porvir, a personalização do ensino. Cerca de 74% deles concordam que a tecnologia permite que alunos aprendam em seu próprio ritmo.

Fonte: Porvir