fbpx

Sidebar

18
Qui, Abr

Como engajar alunos através de aulas EaD

Notícias EAD

Cursos virtuais podem ter muita interatividade e participação dos alunos.

Existe um mito que ronda os cursos à distância (EaD) de que os alunos ficam menos motivados e a interação entre eles é baixa, o que gera pouco engajamento dos estudantes em relação aos temas trabalhados. Essa afirmação, contudo, não é real. Por mais que as aulas sejam disponibilizadas em um ambiente virtual e acessadas por meio de um notebook ou celular, isso não significa que as pessoas apresentem pouco interesse ou interatividade.

Apesar desse aspecto, é importante destacar que o engajamento não depende apenas do estudante. Os professores precisam ser capacitados e a metodologia de ensino precisa ser suficientemente adequada para motivar os indivíduos. As aulas precisam instigar os participantes com exercícios, atividades e recursos multimídia, a fim de estimular o interesse pelo conteúdo. Mas, é importante também destacar que o aparato tecnológico é condição necessária, e não suficiente. O tutor EaD precisa estar capacitado para dar todo o suporte necessário.

Existem vários tipos de cursos online (graduação, pós-graduação, cursos livres, treinamentos). Cada um deles possui uma linguagem e uma forma de transmissão de conteúdo. Nesse sentido, deve haver um roteiro e um cronograma claro de estudos, tanto para guiar o professor, como para orientar os alunos. Para promover a participação dos estudantes, os fóruns de discussão são ótimos aliados para propor uma troca aberta de conhecimento e informação.

Essa interação social garante que o curso não tenha a simples função burocrática de passar conteúdo de maneira vertical. Essa metodologia é comum em escolas tradicionais de ensino e pouco tem a ver com a dinâmica de um ambiente virtual de aprendizagem. Portanto, estimular a participação por intermédio de grupos em redes sociais ou por ferramentas disponibilizadas pela plataforma online de ensino é fundamental.

Os fóruns abertos são uma boa estratégia porque dá autonomia ao estudante. Em cursos virtuais, o aluno tem maior flexibilidade, o que o torna responsável pelo desenvolvimento ao longo do curso. Portanto, dar ainda mais autonomia para ele compartilhar os aprendizados e conhecimentos estimula o engajamento nas aulas e no curso.

Fonte: Divulgação