fbpx

Sidebar

18
Qui, Abr

7 documentários sobre inteligência artificial e robótica que você pode assistir na Internet

Notícias EAD

Na última década, os muitos avanços alcançados no campo da inteligência artificial conquistaram o interesse do público, tanto os mais “nerds” quanto as pessoas de fora do campo tecnológico, mas impactados pela dimensão das mudanças que estão por vir.

Na última década, os muitos avanços alcançados no campo da inteligência artificial conquistaram o interesse do público, tanto os mais “nerds” quanto as pessoas de fora do campo tecnológico, mas impactados pela dimensão das mudanças que estão por vir.

E onde há demanda do público, geralmente há uma oferta dos produtores de conteúdo. E não apenas o cinema de ficção científica foi inspirado pela IA:

Plug & Pray (2010)

O diretor alemão Jens Schnaze entrevista neste documentário algumas das principais figuras da robótica do momento para questioná-las sobre a possibilidade (ou desejo) de ir além da criação de máquinas complexas e começar a brincar de ser deuses criando “humanos artificiais”.

Os seres humanos não precisam se inscrever (2014)

Este documentário de 15 minutos, financiado por crowdfunding, é uma parte do CGP Gray , um site de propagação (youtuber e podcaster) e se concentra na integração de tecnologias de automação em nosso sistema de produção, bem como em como isso afetará o mercado de trabalho. Sim, o documentário é de 2014, mas todos os dias que passam esse debate traz mais novidades.

Roboticize me (2015)

Peter Keleghan, um ator canadense especializado em papéis cômicos, atua como o apresentador deste documentário na companhia de RoboThespian , um robô humanóide criado para poder interagir com o público.

O Início da Internet (2016)

Werner Herzog é conhecido por dirigir clássicos de filmes de ficção como ‘Fitzcarraldo’ ou ‘Aguirre, a ira de Deus’, mas em 2016 ele também foi incentivado a dirigir um documentário sobre tecnologia chamado “Lo and Behold: Reveries of the Connected World” (também conhecido na América Latina como ‘Aqui estão os sonhos do mundo conectado).

Histórias de código aberto: Caminho para a IA (2017)

“Caminho para a IA” não é de longe, o documentário mais curto da lista. Este é um capítulo da curta série de documentários “Open Source Stories”, produzida pela empresa de software Red Hat, uma das mais bem-sucedidas do mundo ‘open source’ e proprietária da distribuição GNU / Linux com o mesmo nome.

AlphaGo (2017)

“AlphaGo” é a história de cinco jogos: as jogadas em 2016 entre a IA homônima (criada pela DeepMind, uma empresa vinculada ao Google) e o campeão mundial (em 18 ocasiões) do antigo jogo oriental Go, o sul-coreano Lee Sedol. Felizmente, todo o torneio foi gravado e não veremos na tela nenhuma reconstrução, apenas o que aconteceu naqueles dias.

Você confia neste computador? (2018)

Esta mensagem foi divulgada por Elon Musk através do Twitter em abril de 2018 e em referência ao documentário “Você confia neste computador?” E se era possível oferecer o trabalho de graça, era simplesmente porque o próprio Musk pagou por ele.

Fonte: Inteligência Artificial