fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

Notícias EAD

O AVA trata-se de um sistema completo e democrático de ensino virtual para professores e estudantes.

O AVA trata-se de um sistema completo e democrático de ensino virtual para professores e estudantes.

A modalidade de ensino a distância (EaD) teve um crescimento expressivo nos últimos anos. Tanto é verdade que o número de matrículas em instituições privadas em cursos online deve superar cursos presenciais até 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Dada essa transformação tecnológica, cabe entender um dos principais instrumentos para que as aulas sejam transmitidas com qualidade: o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O AVA nada mais é do que um sistema completo de ensino virtual, destinado a professores e estudantes. Existem várias empresas que ofertam essa solução para viabilizar a transmissão de aulas por meio da internet. Essas plataformas permitem a oferta tanto de graduação de nível superior para todos os perfis, de curso de administração à teologia, por exemplo, desde que previamente autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), além de inúmeros tipos de cursos livres.

No caso de cursos universitários, o AVA precisa contar com uma análise e avaliação prévia do governo para operar. Neste caso, as regras são as mesmas aplicadas a um curso presencial de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O estudante, por sua vez, recebe um diploma com a mesma validade de outras graduações presenciais. Já quando o curso é livre, não há necessidade de autorização governamental.

Uma grande vantagem do sistema virtual para o professor é a facilidade de colocar um curso no ar com poucos equipamentos -- geralmente, uma boa câmera, um microfone e um computador são suficientes. O professor também pode ter controle completo das tarefas realizadas pelo estudante, além de fomentar a participação por meio de exercícios. São diferentes soluções oferecidas pelo mercado, desde as mais básicas até as mais avançadas, destinadas a um curso com um alto volume de pessoas e conteúdo.

Para o estudante, o benefício está na flexibilidade de tempo para realizar as tarefas e no fato de poder assistir às aulas e realizar as atividades de qualquer lugar com acesso à internet. O Ambiente Virtual de Aprendizagem também oferece opções de fóruns de discussão para a troca de informações, recurso que também motiva a interação social entre os estudantes.

Um AVA também oferece todos os relatórios de performance e estatísticas para o acompanhamento pleno do desempenho dos estudantes. Durante o curso, é por meio desse sistema que se dará a interação e o processo de ensino e aprendizagem entre aluno e professor. O custo para ambos também é mais baixo -- um curso presencial exige outros recursos além da preparação dos materiais e de uma plataforma de ensino EaD.

É válido destacar, ainda, que o AVA possui páginas próprias para o controle de atividades, inclusive com tempo-limite para o término das questões propostas. Ao final dos testes, se forem perguntas de múltipla escolha, o próprio sistema pode organizar os resultados e as notas de forma automática. Tudo isso indica que o Ambiente Virtual de Aprendizagem é o recurso perfeito para quem busca praticidade na hora de oferecer cursos e treinamentos online.

Fonte: Divulgação

Facebook: www.facebook.com/mlnoticiasead
Youtube: www.youtube.com/moodlelivre
Instagram: @mlnoticiasead
Linkedin: www.linkedin.com/company/mlnoticiasead
Blog: www.moodlelivre.com.br