fbpx

Sidebar

20
Sáb, Abr

Afinal, por que fazer um curso a distância?

Notícias EAD

Inclusão, economia e flexibilidade são os principais motivos para escolher o ensino a distância para sua graduação ou especialização.

Inclusão, economia e flexibilidade são os principais motivos para escolher o ensino a distância para sua graduação ou especialização.

A educação a distância, EAD, é uma metodologia que está conquistando muito destaque, de forma especial no ensino superior. Infelizmente, a história de estudantes que passam várias horas no trajeto para se locomover até a faculdade é uma situação muito comum. Dessa forma, o curso a distância é uma ótima alternativa para melhorar as condições do ensino, sem contar no valor mais em conta e no mesmo peso diante do MEC e do mercado de trabalho.

Para cursos em que o uso de equipamentos eletrônicos e do meio digital já é estimulado, como o curso de design gráfico, essa modalidade faz ainda mais sentido e permite que as mensalidades sejam mais econômicas, tornando os cursos mais acessíveis para os alunos que desejarem se matricular. Já os cursos relacionados à área de saúde enfrentam maior dificuldade de aceitação do MEC, entre vários motivos, por lidar diretamente com o ser humano.

Está pensando se vale a pena fazer um curso a distância? Separamos alguns dos principais motivos para escolher o ensino a distância no momento de dar sequência aos seus estudos.

Economia

Um dos principais motivos para a popularização dos cursos a distância é a economia. Ele é uma opção mais barata para ser implementada pelas universidades e escolas, o que pode refletir diretamente nas mensalidades, criando um apelo para um público maior. Com isso, o curso a distância também é uma opção que se encaixa no orçamento de muitos estudantes. E, por poder estudar diretamente de casa, não há gastos com transporte e alimentação fora, o que pode representar uma grande porcentagem dos gastos de alunos e trabalhadores no dia a dia.

Flexibilidade

Para as pessoas que dispõem de pouco tempo no dia a dia ou horários imprevisíveis, o curso a distância traz diversos benefícios. Além de não perder tempo com a locomoção, o estudante pode organizar seus estudos de acordo com a própria disponibilidade. Isso permite também que pessoas que trabalham em horários não convencionais possam seguir seus estudos.

Inclusão

Além do valor das mensalidades, que é muito importante para garantir a inclusão no mercado de trabalho com qualificação adequada, o curso a distância oferece a possibilidade de que pessoas com dificuldade de socialização também possam realizar o sonho de estudar o que desejam. Os cursos a distância são uma importante ferramenta para diminuir a barreira social e para que as pessoas tenham a qualificação necessária.

Facilidade de acesso

Os conteúdos do curso normalmente são disponibilizados online, podendo ser acessados a qualquer momento. Nesse formato, os alunos ainda podem tirar dúvidas com professores e tutores, além de participar de fóruns, onde outros estudantes podem compartilhar experiências e conhecimentos.

Fonte: Divulgação