fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Vunesp: o que é, concursos e vestibulares

Notícias EAD

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) é a responsável pela organização de grandes vestibulares e concursos no Brasil, principalmente no estado de São Paulo.

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) é a responsável pela organização de grandes vestibulares e concursos no Brasil, principalmente no estado de São Paulo.

A Vunesp, que não tem fins lucrativos, planeja, organiza, executa e supervisiona diversas provas há mais de 40 anos. A fundação foi criada em 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) para realizar o primeiro vestibular da instituição.

Hoje, a Vunesp realiza processos avaliativos de cursos de graduação e pós-graduação, programas de residência médica, certificação de proficiência em língua inglesa e concursos públicos de instituições como a Unesp e Polícia Militar do Estado de São Paulo. As atividades são divididas em Vestibulares, Concursos e Avaliações.

Vestibulares

Um dos vestibulares mais famosos realizados pela fundação é o vestibular da Unesp que tem cerca de 100 mil inscritos por ano para os 136 cursos de graduação oferecidos atualmente.

Além da Unesp, a fundação também produz as provas de entrada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em 2017, a Vunesp também foi responsável pela correção das redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje, o processo é feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com a supervisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Concursos

A Vunesp realizou seu primeiro concurso em 1988 e desde então organiza concursos muito disputados no Brasil. Entre as instituições estão o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Secretaria da Educação de São Paulo, a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo e a Polícia Militar do estado de São Paulo.

Fora do estado de São Paulo, a fundação atende aos tribunais de Justiça do Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro, o Ministério Público do Espírito Santo e a Polícia Civil do Ceará.

Veja também: Concurso da Polícia Federal: guia completo para se tornar um membro da PF
+ Polícia Civil: saiba o que é preciso para ingressar na carreira
Além de aplicar as provas objetivas, a Vunesp também realiza provas práticas, testes de aptidão física e avaliações psicológicas.

Avaliações

A fundação também realiza avaliações importantes para conselhos profissionais e para o Estado, como a Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE).

No área médica e jurídica, a Vunesp também elabora o Exame Nacional de Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida) e a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), além exames para a Ordem dos Advogados do Brasil e para ingresso na residência médica em várias instituições.

Inscrições

Para saber quais processos seletivos estão abertos ou irão abrir para inscrições, o candidato pode acessar o site da Vunesp, onde são feitas as inscrições e acompanhamento de todos seus concursos, vestibulares e avaliações.

Fonte: Revista QB