fbpx

Sidebar

16
Ter, Abr

Abelhas são tema de curso online de férias em Sorocaba

Notícias EAD

Primeiro encontro virtual será nesta quinta-feira (16), às 16h, com o tema 'Educação Ambiental – Aspectos Gerais'.

Primeiro encontro virtual será nesta quinta-feira (16), às 16h, com o tema 'Educação Ambiental – Aspectos Gerais'.

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (SP) vão ministrar palestras no curso de férias online "Educação Ambiental e as Abelhas", promovido pela UFSCar.

O primeiro encontro virtual será nesta quinta-feira (16), às 16h, com o tema "Educação Ambiental – Aspectos Gerais", ministrado pela educadora ambiental do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Peônia Pereira, que é bióloga e mestre em ciências ambientais. Todas as vagas disponibilizadas já foram preenchidas.

O curso visa tratar sobre as abelhas e o que os cidadãos e profissionais da área podem fazer para colaborar com a conservação das abelhas, minimizando os impactos ambientais que elas vêm sofrendo nos últimos anos. Esses insetos são de extrema importância para os ecossistemas, pois são grandes polinizadoras e mantêm a sobrevivência de muitas plantas no Planeta Terra.

Peônia Pereira dará aos participantes um panorama da educação ambiental, conceitos, dicas de atividades que podem ser feitas para tratar o tema e vai abordar um pouco sobre os animais que normalmente as pessoas têm medo, como cobra, tubarão e onça, fazendo um paralelo com as abelhas.

No dia 23 de julho, o tema tratado será "Fenômeno de declínio das populações de abelhas", com a Dra. Hellen Soares Lima, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Ecotoxicologia e Conservação de Abelhas (NUPECA) da UFSCar Sorocaba. No dia 30, será a vez da Dra. Claudia Inês, também pesquisadora do NUPECA, que vai falar sobre "Plantas nativas visitadas por polinizadores".

Para encerrar, no dia 6 de agosto, o técnico da Sema José Carmelo de Freitas Júnior vai falar sobre "O que eu, como cidadão, posso fazer para proteger as abelhas?" e ainda vai ensinar como fazer um meliponário.

Mais informações podem ser obtidas na página do Centro Acadêmico do curso de biologia da UFSCar Sorocaba.

Fonte: G1 Sorocaba