Cursos online e certificação: entenda o ensino a distância

Sidebar

24
Sáb, Out

Cursos online e certificação: entenda o ensino a distância

Notícias EAD

Mais do que nunca, o ensino a distância está conquistando muitas pessoas dia após dia. O que não faltam são motivos para começar a estudar remotamente, em um ambiente à escolha e de maneira prática, absorvendo o máximo de conteúdo e dando um upgrade em sua carreira.

Mais do que nunca, o ensino a distância está conquistando muitas pessoas dia após dia. O que não faltam são motivos para começar a estudar remotamente, em um ambiente à escolha e de maneira prática, absorvendo o máximo de conteúdo e dando um upgrade em sua carreira.

Dentre as principais vantagens de fazer cursos de educação online, direito ou faculdade a distância e outros métodos semelhantes, está a possibilidade de aprender em casa, em um lugar mais calmo e fora de uma sala de aula cheia.

Além disso, só o fato de não precisar perder tempo se locomovendo já inspira e não gera aquele estresse todo com horário, transporte público, congestionamento, entre outros fatores.

Mas, embora o EAD esteja caindo no gosto de muita gente, ainda tem uma grande parcela de pessoas com diversas dúvidas sobre essa modalidade, ainda mais quanto à credibilidade dos cursos à distância. É uma questão comum, ponderada também pela qualidade: será que é a mesma que a presencial?

Pensando em desmitificar tudo sobre o ensino a distância, preparamos este artigo que pode te ajudar a se sentir mais seguro quanto a essa opção, conhecendo tudo que a permeia e suas peculiaridades. Acompanhe e, ao final, veja se fazer cursos online é a melhor alternativa para seu caso!

Entenda o ensino a distância
A modalidade EAD para cursos superiores no Brasil funciona seguindo padrões do Decreto 5622/2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Considerando essa lei, o Ministério da Educação define o ensino a distância como:

''A modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos''. Ou seja, é a modalidade que pode ser feita independente de horário, tempo, entre outros fatores além de uma sala de aula física.

Quem busca fazer uma faculdade a distância ou uma pós-graduação a distância, precisa estar ciente de que as instituições devem seguir os parâmetros e recomendações do MEC e da legislação, assim como a modalidade presencial. Sendo assim, ambas alternativas devem contar com os mesmos materiais, metodologias, corpo docente preparado, entre tudo que é essencial para fazer um curso superior de excelência.

Mas não é só de graduação que se faz a EAD, muito pelo contrário: ainda há os cursos livres, que funcionam de forma diferenciada, mas também precisam estar dentro de certos padrões estabelecidos por lei. Afinal, qualquer conteúdo informativo com determinada carga horária necessita de qualidade, não é mesmo?

O que são cursos livres?
Quando se trata de cursos livres, que podem ser tanto presenciais quanto cursos à distância, o termo da educação profissional do Brasil que ampara essa modalidade é a Lei 9394/96, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases, por meio do artigo 42.

''As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade".

Sendo assim, ao contrário de uma pós-graduação a distância e propostas similares, não cabe ao MEC legislar a respeito dessa versão, considerada uma categoria variável, versátil, flexível e geralmente mais rápida. Um curso básico de Pacote Office, aqueles que você pode fazer em um mês, por exemplo, se enquadra como livre.

Logo, define-se como uma proposta não formal, independente de reconhecimento do MEC e com duração diferenciada, para qualificação, atualização e certificação de profissionais e estudantes das mais diversas áreas, sem a necessidade de autorização dos órgãos educacionais brasileiros. Porém, toda empresa que oferece cursos online ou presenciais nessa modalidade deve estar dentro dos termos legais e seguir os conceitos mínimos estabelecidos por eles.

Justamente por isso, assim como as matérias de uma faculdade a distância, toda a metodologia desses cursos precisa ser séria, de qualidade, com excelentes recursos e provas que visem tirar o melhor do aluno.

A própria Associação Brasileira de Ensino a Distância - ABED - orienta os interessados na EAD a fazerem boas pesquisas e escolherem ótimas escolas. Segundo um artigo de Ivete Falange para a associação, ''há muitos cursos presenciais de baixa qualidade e isso se aplica também a cursos à distância. Assim, antes de decidir por um curso, seja ele presencial ou à distância, é importante obter respostas às questões que favorecem a probabilidade de uma boa escolha''.

Sendo assim, se você faz um curso sobre Tecnologia Assistiva, por exemplo, para aprender a lidar com pessoas com deficiência, é essencial que só receba a certificação se assimilou todo o conteúdo e se sente preparado para dominar esse assunto.

A avaliação e o documento final serão apenas as provas de seu esforço e do quanto você se dedicou nesse curso. Portanto, não tem essa história de que é mais fácil. Tudo demanda empenho para uma ótima capacitação.

Cursos online livres são confiáveis?
Bom, se já dissemos que os cursos livres precisam seguir padrões de excelência, os cursos a distância nessa modalidade também se enquadram nessa linha, assim como os presenciais, pelo menos na teoria. Dizemos isso porque não dá para garantir também que toda instituição será ótima e abordará um conteúdo eficiente, por isso, é primordial pesquisar e escolher uma boa escola.

Segundo a ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância, em censo realizado em 2015, os cursos online tiveram quase 4 milhões de alunos nesse ano, mais de 1 milhão em comparação ao anterior.

Essa estatística mostra que as pessoas estão procurando cada vez mais essa alternativa, seja para capacitação, conquistar um certificado de horas complementares para a graduação, aprender uma nova profissão, entre outros variados objetivos.

Sendo assim, desde que você conte com uma ótima instituição de ensino a distância e cursos online com certificado de qualidade, em carga horária que permita atingir suas metas, essa é uma ótima opção para considerar.

Além disso, a versatilidade dessa opção e a possibilidade de estudar quando quiser, nos melhores ambientes, também são fatores que também agregam valor.

Assim, você pode se certificar de modo mais simples, sem perder tempo e com o máximo conforto, comprovando por si mesmo o poder dos cursos livres online em seus objetivos.

Como escolher a melhor instituição?
Essa é a parte principal e que você precisa ter muita atenção e dedicar um bom tempo para pesquisar. A instituição de ensino a distância faz toda a diferença em sua qualificação e será primordial para que você conquiste um bom certificado e aprenda o melhor conteúdo.

Nesse quesito, não vale apenas usar o Google como parâmetro. Se você fizer uma pesquisa por lá, aparecerão dezenas de sites com ofertas incríveis e preços chamativos, alguns até usando a velha fórmula de cursos gratuitos para atrair clientes.

Pois é, você deve ficar sempre com o pé atrás quando vê essa opção.
Primeiro, porque qualquer lugar com a mínima estrutura precisa se manter, segundo que, esse pode ser apenas um chamariz para você se matricular, fazer um curso e depois ter que pagar um valor absurdo pelo certificado. Fora que, quem se vale disso, com certeza está longe de pensar em qualidade e transparência.
Você precisa saber que, para escolher uma boa instituição para fazer cursos online com certificado, é necessário saber a opinião de alunos e ex-alunos por meio de fóruns, grupos nas redes sociais e nas próprias páginas oficiais da entidade, além de uma consulta no Reclame Aqui, para saber o que as pessoas estão falando da empresa.

A partir daí, fica mais fácil fazer sua matrícula naquela instituição mais competente e com boa reputação, para um estudo excelente e uma capacitação com tudo que é essencial. Lembre-se que se trata da sua carreira e ela deve contar sempre com o que há de melhor.

Fonte: Porto Gente