fbpx

Sidebar

23
Ter, Abr

Em quais cursos técnicos investir agora na pandemia?

Notícias EAD

Com o isolamento imposto pela pandemia do novo corona vírus em 2020, pudemos perceber que algumas profissões ficaram em alta devido a sua necessidade, sendo considerada as "atividades essenciais".

Com o isolamento imposto pela pandemia do novo corona vírus em 2020, pudemos perceber que algumas profissões ficaram em alta devido a sua necessidade, sendo considerada as "atividades essenciais".

Neste artigo, vamos falar quais são os cursos técnicos que você deve investir agora visando o futuro no ‘novo normal’.

Quais cursos técnicos estarão em alta após a pandemia?

Diversos serviços passaram por uma pausa devido a disseminação da COVID-19 mundo a fora e outros se mostraram indispensáveis quando falamos em isolamento social e saúde pública.

De acordo com especialistas, o ‘novo normal’ pegará os impactos causados pela pandemia e irá se preparar para uma vida sempre em alerta para outras possíveis catástrofes.

A tendência é que as profissões consideradas essenciais continuem a crescer e atrair cada vez mais pessoas. Com base nesses dados, fizemos uma lista de alguns cursos técnicos que valem a pena investir em um mundo pandêmico e pós-pandêmico.

1- Curso técnico em logística

Outra área que se destacou durante a pandemia foi a logística, a qual foi muito afetada e fez com que o mercado brasileiro sentisse na pele o que é precisar de uma boa estratégia para lidar com crises.

Não à toa, a área está entre as 20 profissões que mais contratam durante a pandemia do corona vírus.

A logística foca na gestão dos ciclos de transportes com processos produtivos mais ágeis, com garantia de entrega das mercadorias.

O profissional da área pode atuar em empresas ligadas a importação e exportação, indústrias, varejo e demais nichos.

A formação do profissional técnico em logística promove conhecimentos sobre transporte, armazenagem, controle de insumos, custos de envios e distribuição de produtos.

É uma área bem valorizada porque a logística é um grande gargalo na distribuição de tudo o que é comercializado no país, ainda mais quando transportadoras e correios se tornam o único meio de empresas entregarem seus produtos aos consumidores finais.

Procurar bolsas de técnico em logística

2 - Curso técnico em enfermagem

Um dos cursos técnicos mais procurados em 2020, a enfermagem é algo que nunca sai da alta, visto que a área da saúde segue em constante crescimento e evolução.

Em 2020, mais do que nunca, a área da saúde esteve em alta entre as atividades essenciais e chegou até mesmo, em algumas localidades ao redor do mundo, a faltar mão de obra. No Brasil, com a elevação da expectativa de vida dos brasileiros, há uma futura demanda pela mão de obra em vista.

Outro ponto é que com a pandemia, o curso, antes apenas presencial, foi disponibilizado na modalidade EAD, sendo as aulas com disciplinas teóricas a distância e as aulas práticas são realizadas presencialmente, semanalmente, nas dependências da instituição escolhida.

O técnico em enfermagem é autorizado, ao finalizar o curso, a exercer a profissão após obter o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do seu estado. O profissional pode atuar em consultórios médicos, postos de saúde, hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, na rede pública e privada, em serviços de home care (atendimento em domicílio) e como cuidador de idosos.

Bolsas de técnico em enfermagem

3- Cursos técnicos de empreendedorismo

Empreender foi a saída que muitos brasileiros encontraram para lidar com a crise imposta pelo novo corona vírus, seja para ter uma renda extra ou pelo sonho em ter um negócio próprio.

O curso de empreendedorismo mostra um horizonte para quem quer empreender, desde uma pequena lanchonete até uma startup multinacional, e mostra como potencializar vendas, aumentar a produtividade e ampliar a margem de lucro.

4 - Curso técnico em mecatrônica

Quem fizer um curso de mecatrônico estará apto a desenvolver sistemas mecânicos e robotizados que serão controlados por computadores.

Devido ao grande crescimento da indústria 4.0 e novas tecnologias com o uso de IA (inteligência artificial), esse curso poderá abrir muitas portas em um mundo pós-pandemia, no qual muitas tecnologias serão mais que necessárias.

Além disso, com o crescimento da demanda, o mercado vai precisar de mão-de-obra qualificada para operar e fazer a manutenção dessas novas tecnologias.

Bolsas de técnico em mecatrônica

5 - Cursos técnicos em marketing digital

Com empresas e comércios fechados, os empresários precisaram se reinventar para continuar vendendo. Desde pequenos estabelecimentos como grandes marcas mundiais, tiveram que emigrar e se adaptar ao mundo on-line. Por isso, muitos recorrem aos profissionais de marketing digital para sobreviverem no mundo digital através das redes sociais com estratégias e comunicação digital voltada ao mobile, além de dar visibilidade ao e-commerce.

O curso técnico em Marketing Digital visa preparar os profissionais às necessidades do mercado atual e conhecimentos do mundo on-line e abrange diversas áreas de alta empregabilidade. De acordo com o Linkedin, os conhecimentos na área também foram apontados como fundamentais entre 4 das 15 profissões em alta em 2020.

Fonte: Revista QB