CAPES e MEC promovem curso gratuito de produção de texto

Sidebar

28
Sáb, Nov

CAPES e MEC promovem curso gratuito de produção de texto

Notícias EAD

A capacitação é destinada a professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Interessados já podem se inscrever

Estão abertas, desde o dia 14/11, as inscrições para o curso on-line de práticas de produção de texto. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf), do Ministério da Educação (MEC). A capacitação é gratuita e tem como público-alvo professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

Com 120 horas de duração, o curso é dividido em 12 módulos e aborda tópicos como, comunicação é atuação, interpretação de fatos: causa e efeito, assunto e conclusão, manipulando notícias, entre outros. As inscrições são feitas, exclusivamente, pela plataforma virtual Avamec.

As atividades propostas abarcam o emprego correto da pontuação, conjugação de verbos, concordância, regência, conjunções e locuções, entre outras regras de gramática fundamentais para a compreensão, interpretação e redação. Além disso, procura despertar a criatividade e a expressividade, contribuindo para uma melhora da produção textual do estudante.

A capacitação faz parte do programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização. A iniciativa é uma das ações da Sealf na execução da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 2019, que elenca a produção de escrita como um dos seis componentes essenciais da alfabetização.

“A CAPES apoia essa iniciativa que estimula a capacitação dos professores e refletirá diretamente na melhoria da alfabetização das nossas crianças. A parceria tem como objetivo a promoção de políticas públicas educacionais de qualidade, um dos compromissos firmados pelo governo federal em prol da educação brasileira”, destaca Benedito Aguiar, presidente da Fundação.

Carlos Nadalim, secretário da Sealf, agradeceu à CAPES por exercer papel fundamental na viabilização e no lançamento do curso. ”O curso on-line “Práticas de Produção de Texto” é fruto de uma importante parceria com a CAPES. Agradeço especialmente ao presidente Benedito Aguiar, ao diretor Carlos Lenuzza e à coordenadora-geral Lorena Lins, sem os quais esse curso não se concretizaria”, finalizou.

Assessoria de Comunicação Social da Capes

Fonte: Ministério da Educação