MEC começa a elaborar Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar

Sidebar

28
Sáb, Nov

MEC começa a elaborar Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar

Notícias EAD

Documento preliminar será tratado em reuniões com diretores e secretários de educação.

ASecretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), com objetivo de elaborar uma Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, vai realizar duas reuniões técnicas para dialogar com os atores diretamente envolvidos na gestão escolar dos estados e municípios. “A elaboração da Matriz é importante para orientar as redes de ensino a empreender perfis adequados para atuar na gestão escolar,” afirmou a secretária de Educação Básica do MEC, Izabel Pessoa.

Foi solicitado ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), entidades que representam as redes de ensino dos entes subnacionais, a indicação de vinte diretores de escolas (sendo quatro diretores de cada uma das regiões do país) e vinte representantes dos secretários de educação (sendo quatro secretários de cada uma das regiões do país) para participarem das reuniões técnicas de revisão do texto preliminar da Matriz.

O documento será elaborado em conformidade com as normas educacionais nacionais vigentes e ainda contribuirá com os sistemas de ensino para o estabelecimento de processo que leve em conta critérios técnicos de mérito e desempenho na seleção de diretores escolares, conforme prevê o PNE em sua Meta 19.

“Como consequência, a Matriz deverá promover referenciais para fundamentar a elaboração de itinerários formativos e aprimorar os processos de seleção, segundo competências essenciais para uma melhor performance desses profissionais, o que influenciará no sucesso escolar dos estudantes da Educação Básica pública”, explicou o Diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação do MEC, Renato de Oliveira Brito.

As duas reuniões técnicas de avaliação da versão preliminar do documento serão realizadas no dia 17 de novembro, com diretores escolares, e no dia 19 de novembro, com secretários de educação. As reuniões serão realizadas de forma virtual, das 14h às 18h.

Assessoria de Comunicação Social com informações da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Fonte: Ministério da Educação