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Qui, Abr

“Ideia de ensino presencial clássico tende a desaparecer”, diz pesquisador

Notícias EAD

Estudo da Abmes e Educa Insights mostra que pandemia exigiu adaptação de instituições de ensino superior para continuidade de atividades.

Estudo da Abmes e Educa Insights mostra que pandemia exigiu adaptação de instituições de ensino superior para continuidade de atividades.

A Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (Abmes) anunciou, na manhã desta terça-feira (24/11), os resultados da pesquisa Coronavírus e Educação Superior: 5ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos, realizada em parceria com o Educa Insights.

Os dados revelam uma retomada do ensino presencial, mas que ainda não é idêntica a um cenário antes da pandemia da Covid-19. A pesquisa, realizada de 13 a 15 de novembro, também mostrou que 38% dos alunos têm intenção de se matricular em algum curso de graduação já no início de 2021.

Isso significa um aumento de 24 pontos percentuais em comparação com ao estudo anterior, em julho, levando como base a expectativa para o segundo semestre de 2020. Enquanto isso, caiu a incerteza sobre a matrícula em um curso superior, de 38% para 26%.

O pesquisador Daniel Infante explicou que a adaptação foi necessária para que as aulas continuassem e que, graças à tecnologia, é possível pensar em uma nova ideia de ensino presencial. “A ideia de presencial clássico tende a desaparecer”, definiu.

Ele também destaca que isso não significa o fim da modalidade, mas que a pandemia mostrou a necessidade de ser feita uma mudança na maneira como é realizada atualmente. “O produto muda, mas o presencial não vai deixar de existir”, destacou Daniel.

Fonte: Metrópoles