fbpx

Sidebar

24
Qua, Abr

Educação teve inovações e conquistas em 2020

Notícias EAD

Mesmo durante a pandemia de covid-19, o processo de ensino e aprendizagem foi mantido graças à inovação.

Mesmo durante a pandemia de covid-19, o processo de ensino e aprendizagem foi mantido graças à inovação.

A educação oferecida pela Prefeitura de Uberlândia foi praticamente reinventada em 2020. Em um esforço sem precedentes, as equipes da Secretaria Municipal de Educação se uniram para garantir um processo de ensino e aprendizagem com boa qualidade, mesmo durante a pandemia de Covid-19. Entre várias inovações, a educação remota foi implantada para garantir os acessos aos processos pedagógicos e kits de alimentos foram distribuídos para famílias de estudantes. Vislumbrando um futuro com o retorno das aulas presenciais e por determinação do prefeito Odelmo Leão, teve a continuidade do programa Escola Bem Arrumada, para que quando os alunos voltarem, encontrem escolas em perfeitas condições de uso.

“Ao encerrar este ano, temos um balanço positivo do trabalho realizado. Não foi fácil, mas nos mantivemos firmes no propósito de oferecer uma educação sempre da melhor qualidade, de acordo com os momentos vividos. Em 2021, a perspectiva é ainda melhor e a população pode ter certeza que continuaremos trabalhando para oferecer o melhor para nossos estudantes”, disse a secretaria de Educação, Tania Toledo.

Confira um resumo das ações da Prefeitura realizadas em prol da Educação:

– Criação da Plataforma Escola em Casa – Estratégia criada para aproximar os estudantes do universo escolar, mantendo seus vínculos com o conhecimento mesmo diante da suspensão das aulas presenciais. Por meio da Plataforma, os estudantes acessaram materiais pedagógicos e realizaram atividades virtuais. Quem não teve condições de imprimir os materiais, pode buscar as apostilas nas unidades escolares. Quanto à Plataforma, os internautas participaram de salas de leituras, aprenderam conteúdos pedagógicos e curiosidades e disputaram jogos interativos. Teve ainda o material didático “Um Giro pela Aprendizagem”, para os estudantes de 2º ao 9º anos. Mesmo com tanta inovação, o Escola em Casa ainda foi redesenhado e passou a contar com a transmissão de videoaulas por meio de um canal de TV aberta e na Plataforma Escola em Casa. Importante citar que a gravação das aulas foi feita com professores da própria rede municipal, em uma clara demonstração de comprometimento com seus alunos.

– Busca ativa – Devido à pandemia de Covid-19, alguns estudantes perderam os vínculos com as escolas, paralisando suas atividades. Para corrigir este fato, a rede municipal de ensino promoveu uma busca ativa por meio de reuniões virtuais com as famílias e diversas formas de contato. Ligações telefônicas, uso de redes sociais e até mesmo visita às residências foram executadas para orientar e incentivar a participação dos estudantes nas atividades do Programa Escola em Casa.

– Compra de kits escolares – Para contribuir com as atividades remotas, o governo municipal manteve a distribuição dos kits com materiais escolares diferenciados para cada modalidade de ensino, beneficiando aproximadamente 70 mil estudantes,

– Formação online para utilização do Google for Education – A informática foi uma grande aliada para o magistério municipal diante da pandemia. Para quem tinha dificuldades com computadores, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou cursos online, como o Google for Education, que orientou 668 professores e analistas, 31 inspetores escolares e 161 oficiais administrativos, diretores e vice-diretores.

– Distribuição dos kits alimentação – As famílias dos estudantes municipais, cadastrados no Bolsa Família, receberam kits de alimentos como forma de garantir a segurança alimentar e nutricional de todos seus participantes. Os conjuntos continham alimentos como hortifrútis, ovos e mel. Entre os meses de abril e dezembro foram distribuídos cinco ciclos, totalizando mais de 61 mil kits voltados a estudantes da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


– Transporte escolar colaborou com distribuição de alimentos – Devido à pandemia da Covid-19 e da paralisação das aulas presenciais, o transporte escolar atuou na entrega dos kits de alimentação e na busca ativa dos estudantes. Para os motoristas foi garantido um pagamento emergencial de R$ 2 mil mensais, com recursos municipais e enquanto durar a pandemia.

– Ampliação do Programa Digitando o Futuro – Aquisição de 110 (cento e dez) computadores disponibilizados para modernização da secretaria das escolas da educação infantil e do ensino fundamental.

– Escola Bem Arrumada – Toda a rede municipal de ensino foi beneficiada pelo programa Escola Bem Arrumada, que promove reformas e melhorias nas estruturas físicas das escolas municipais. Serviços como pinturas, reparos nas redes hidráulicas e elétricas e nos telhados e capinas foram feitos. Desta forma, mesmo sem aulas presenciais, a Prefeitura está garantindo que no retorno às salas de aula, os estudantes encontrem os prédios em perfeitas condições de uso.

– Escola em tempo integral – No mês de novembro, o prefeito Odelmo Leão assinou a ordem de serviço para a construção da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) de Tempo Integral, na região dos bairros Zaire Rezende, São Francisco, Joana D’arc, Dom Almir e outros, na zona Leste da cidade. A Emef de Tempo Integral atenderá mais de 700 crianças entre 6 e 10 anos de idade, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Com área construída de 3,2 mil metros quadrados, em uma área total de 23,2 mil metros quadrados, a escola contará com 12 salas de aula e quadra poliesportiva coberta, além dos espaços administrativos. Atualmente, a unidade já está em construção na avenida Manoel Lúcio, entre a rua Harpia e a avenida Firmamento, no bairro Grand Ville.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia