fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Encceja 2020: faça já a sua inscrição na prova de certificação do Ensino Médio

Notícias EAD

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) liberou na tarde desta segunda-feira (11) as inscrições para o Encceja 2020. Os candidatos interessados têm entre os dias 11 e 22 de janeiro para fazer o cadastro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) liberou na tarde desta segunda-feira (11) as inscrições para o Encceja 2020. Os candidatos interessados têm entre os dias 11 e 22 de janeiro para fazer o cadastro.

Essa prova avalia pessoas que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio na idade correta para que elas possam obter o diploma de conclusão do nível básico de ensino.

Como se inscrever no Encceja 2020?

Confira o passo a passo da inscrição do Encceja:

Acesse a página de inscrição: enccejanacional.inep.gov.br/encceja
Clique em "Fazer inscrição";
Informe os dados requeridos;
Solicitar, se necessário, Atendimento Específico e/ou Especializado e Nome Social;
Selecione para qual tipo de certificado realizará a prova: Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
Escolha a secretaria de educação ou instituto federal de escolha que produzirá o Certificação de Conclusão ou a Declaração Parcial de Proficiência;
Preencher o questionário socioeconômico.
Após finalizar a sua inscrição, é possível salvar ou imprimir o comprovante, que constará dados e o número de inscrição do participante. Para conferir o status da sua inscrição, é preciso fazer login na Página do Participante por meio do Gov.br.

Justificativa de ausência Encceja 2019
Neste ano, os candidatos tiveram que justificar a ausência na última edição para ter direito à gratuidade no Encceja 2020. Aqueles que não tiveram a justificativa aceita deverão pagar a taxa de R$ 40, em boleto emitido durante a inscrição no exame, para ressarcir o governo e, então, poder participar dessa edição.

Quem não comparecer para fazer as provas para todas as áreas do conhecimento que se inscrever para o Encceja 2020 e quiser fazer uma nova inscrição no Encceja 2021, precisará justificar a ausência no sistema de inscrição de 2021. Se a pessoa não justificar, ela deve pagar ao Inep o custo do exame a ser divulgado no ano seguinte no edital.

Quem pode participar do Encceja?
Segundo o edital mais recente do Encceja, poderão realizar o exame aqueles que se encaixarem nas seguintes exigências:

Ensino Fundamental: ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova.
Ensino Médio: ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova

Fonte: Revista Quero