fbpx

Sidebar

23
Ter, Abr

Quais são os Prós e os Contras de fazer aulas online

Notícias EAD

Na última década, o aprendizado online se tornou mais acessível à medida que os alunos em potencial descobrem que, não importa quais sejam suas obrigações diárias, eles podem encontrar maneiras de obter diplomas enquanto permanecem dentro de suas programações de trabalho e vida. Muitas faculdades agora oferecem programas de aprendizado online, e o governo federal recentemente começou a disponibilizar aos pesquisadores dados sobre matrículas online e desempenho acadêmico.

Na última década, o aprendizado online se tornou mais acessível à medida que os alunos em potencial descobrem que, não importa quais sejam suas obrigações diárias, eles podem encontrar maneiras de obter diplomas enquanto permanecem dentro de suas programações de trabalho e vida. Muitas faculdades agora oferecem programas de aprendizado online, e o governo federal recentemente começou a disponibilizar aos pesquisadores dados sobre matrículas online e desempenho acadêmico.

O aprendizado online transcende o reino do ensino superior. Temos o YouTube, por exemplo, que apresenta vídeos didáticos vão desde explicações sobre tópicos científicos a tutoriais passo-a-passo de culinária, programação e aquisição de línguas estrangeiras. O Google está financeiramente motivado com este projeto por dois motivos: Em primeiro lugar, a empresa está procurando um lugar seguro onde as marcas possam colocar anúncios; em segundo lugar, análises de dados e pesquisas indicam que o público online está cada vez mais em busca de conteúdo educacional.

A ampla adoção da tecnologia da Internet tem sido o grande facilitador da educação online. Cerca de uma década atrás, nem todo mundo era capaz de configurar os equipamentos e serviços necessários para concluir um programa de graduação online; ao mesmo tempo, nem todas as faculdades conseguiram descobrir como adaptar seus programas de graduação para entrega pela Internet.

Outro fator que deve ser levado em conta é a facilidade que a internet traz para quem está interessado em plagiar ou simplesmente copiar algo. É claro que existem ferramentas de assessoria como o comprartcc.com.br que não devem ser confundidas com plataformas de plágio, porém, é uma preocupação constante entre os acadêmicos de hoje em dia. A limitação de acesso em países como o Brasil também é algo a ser levado em conta e que acaba limitando um pouco a abrangência destes cursos online na sociedade.

Como tudo na vida, os futuros alunos devem dar uma boa olhada nas vantagens e desvantagens de uma educação universitária online. Aqui estão alguns fatores importantes para avaliar:

Flexibilidade: uma grande vantagem
Com poucas desculpas para não buscar o ensino superior a fim de obter um diploma, cada vez mais pessoas estão se voltando para aulas online na esperança de fortalecer suas carreiras e obter um bom salário. Independentemente de suas obrigações, você deve ser capaz de tirar proveito da flexibilidade que a educação online oferece, e não há virtualmente nenhuma desvantagem a ser mencionada a esse respeito, talvez com a exceção de escolher muitas classes de uma vez. Aqueles que são novos na educação online devem primeiro se familiarizar com os cursos gratuitos na Internet para ter uma ideia de como eles funcionam.

Inovações e tecnologias avançadas: vantagem!
Outro aspecto positivo da educação online é que as inovações tecnológicas estão sendo aplicadas de maneiras práticas e convenientes, como semestres contínuos. Alguns diplomas tornam os cursos independentes dominantes, o que significa que você pode completar todos os requisitos do currículo de acordo com um cronograma definido por si mesmo e sem ter que esperar pelo início de um novo semestre.

Mais economia para tirar um diploma: muito vantajoso!
Fazer aulas online geralmente é mais barato do que fazer cursos no campus em universidades tradicionais. Em geral, a educação online exige menos compras relacionadas a materiais de livros didáticos e custos de viagens, permitindo que os alunos economizem fundos preciosos enquanto obtêm seus diplomas.

Autodisciplina e Responsabilidade: Desvantagem
Onde quer que você possa acessar uma conexão de internet, seu curso online estará disponível. Contanto que você tenha a autodisciplina necessária para manter a continuidade de sua programação e se manter no controle, você terá a liberdade de fazer aulas online; no entanto, com a liberdade de fazer os cursos em seu próprio ritmo, vem a necessidade de maior responsabilidade, exigindo uma organização adequada para criar um cronograma viável que você possa cumprir de forma realista. Você só estará em desvantagem se não for capaz de manter essa autodisciplina. Já imaginou tudo o que você precisa organizar na sua vida para fazer um TCC em um curso online?

Dedicar a maior parte do seu tempo para concluir programas de graduação online pode sair pela culatra se você acabar negligenciando outros aspectos de sua vida. Lembre-se de aproveitar a flexibilidade dos cursos online, que permitem que você aproveite o tempo de inatividade que pode passar com amigos e familiares.

Foco total no curso: Dificuldade
Uma desvantagem potencial de fazer aulas online é que, se você não estiver totalmente comprometido em obter seu diploma, poderá levar anos para concluir o programa. Fazer suas tarefas, ler os materiais necessários, interagir com seus professores e colegas e fazer os exames depende inteiramente de você. Ao contrário da experiência no campus, onde sua simples presença em uma sala de aula cheia de outros alunos e um professor atual ajuda a adicionar pressão e urgência para cumprir compromissos, você pode encontrar uma tentação maior de ignorar obrigações ao escolher a rota de educação online.

Se você é do tipo que se distrai facilmente, pode procrastinar; é ainda pior quando você não tem os olhos focados firmemente em ganhar o seu diploma, pois isso pode fazer com que você desista se não se sentir inspirado.

Interação social menor: uma grande desvantagem
Socializar em tempo real com colegas pode ser positivo ou negativo, e isso depende do tipo de pessoa que você é. A interação no campus pode ser estimulante em muitos casos, mas também pode ser uma distração para alguns alunos. Por outro lado, a interação online pode ser igualmente estimulante, mas também pode fazer você se sentir como se estivesse sozinho em seu curso devido à falta inerente de uma presença física. Sempre que surgir a oportunidade de entrar em contato com seus instrutores, conselheiros e colegas de classe, você deve aproveitar isso.

Conexões pessoais com colegas e professores: outra desvantagem
As redes sociais pessoais por meio de organizações universitárias podem ser limitadas no mundo online. O networking funciona como um elemento importante na conexão em busca de oportunidades de trabalho, ou seja, cabe a você aproveitar as alternativas online para obter resultados semelhantes.

Sentar-se com seus professores para uma conversa presencial nem sempre é possível em cursos online, e é aqui que certas nuances da comunicação não verbal podem ser perdidas. Agendar reuniões online com seus professores é extremamente importante para garantir que você obtenha o tipo certo de feedback sobre seu trabalho; você realmente não quer se tornar apenas mais um aluno anônimo em vez de um aluno ávido que entende que a conexão pessoal é uma das melhores maneiras de avançar em um ambiente de aprendizagem.

Fonte: Agora Vale