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19
Sex, Abr

Escolas públicas realizam diagnóstico do uso de tecnologia educacional

Notícias EAD

Em continuidade ao Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), lançado no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou uma ferramenta on-line que ajuda a escola a saber qual é o grau de adoção de tecnologia nos seus processos de aprendizagem e de gestão, e também oferece apoio ao desenvolvimento de um plano de inovação educacional.

Em continuidade ao Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), lançado no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou uma ferramenta on-line que ajuda a escola a saber qual é o grau de adoção de tecnologia nos seus processos de aprendizagem e de gestão, e também oferece apoio ao desenvolvimento de um plano de inovação educacional.

Disponível na Plataforma PDDE Interativo, a ferramenta utiliza a metodologia de planejamento do Guia Edutec, plataforma criada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) para apoio a gestores públicos de educação. Com base nas informações captadas, a escola e a rede de ensino conseguem realizar um diagnóstico detalhado da adoção de tecnologia, identificando lacunas, estabelecendo prioridades e planejando ações de forma sustentável e efetiva.

A base conceitual do diagnóstico estabelece que o uso de tecnologia na educação só atinge seu pleno potencial quando quatro elementos se integram, em equilíbrio: a visão sobre o potencial da tecnologia para impactar a escola, as competências que os diferentes atores educacionais precisam ter, os conteúdos e recursos digitais disponíveis e infraestrutura que vai suportar os dispositivos e a conexão à internet.

A aplicação do diagnóstico, na opinião de Anna Cristina Das de Carvalho, responsável pela Diretoria de Apoio as Redes de Educação Básica, do MEC, ajudará as escolas a compreenderem de que forma a tecnologiadeve fazer parte do processo pedagógico. ”A ferramenta faz o professor pensar em como ele está, o que ele ainda não entende. Muitas vezes, os docentes não têm conhecimentos básicos necessários para que sejam capazes de fazer um planejamento do uso dos recursos”, diz Anna Cristina. A diretora ressalta ainda que, com a aplicação da ferramenta de diagnóstico por todas as escolas públicas, será possível ter um perfil do usode tecnologia educacional em termos nacionais, o que vai facilitar a definição de políticas públicas: “Saberemos onde estamos e por onde devemos seguir, se temos de investir mais recursos, ou oferecer mais cursos”.

Todas as escolas que aderiram ao PEIC deverão realizar o diagnóstico, que requer participação de diretores e professores. O MEC conta com a colaboração de secretários de Educação, dirigentes municipais de Educação, articuladores e colaboradores do Programa de Inovação Educação Conectada para executar essa importante etapa do programa, uma vez que os dados servirão de referência para as tomadas de decisões e inclusive para futuros repasses de recursos.

Após preencher o questionário, o que leva cerca de 20 minutos, cada escola recebe uma devolutiva com seu diagnóstico e recebe uma devolutiva com sugestões de medidas concretas para suas necessidades específicas.

Alexander Moreira, coordenador geral de Apoio às Redes de Educação Básica, informa que aderiram ao PEIC 100% das redes estaduais de ensino e 93% das redes municipais. Em breve, diz o coordenador, será aberto um novo período para as escolas que ainda não fizeram a adesão.

Fonte: CIEB