fbpx

Sidebar

20
Sáb, Abr

Saiba o que é o Inep e quais provas o órgão faz

Notícias EAD

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é um órgão do Ministério da Educação (MEC). O Inep é a entidade pública responsável por produzir estudos e pesquisas sobre a Educação Básica e o Ensino Superior do país, com avaliações das escolas, das universidades e dos estudantes.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é um órgão do Ministério da Educação (MEC). O Inep é a entidade pública responsável por produzir estudos e pesquisas sobre a Educação Básica e o Ensino Superior do país, com avaliações das escolas, das universidades e dos estudantes.

Por isso, o Inep é o órgão que coordena e apoia a realização de diversos exames e provas de avaliação, como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja),o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outros.

Onde o Inep atua?
O Inep é uma autarquia federal, isto é, ele é um órgão público que responde ao governo federal e atua em todo o território brasileiro. Por isso, o Inep coordena e apoia a realização de diversos exames sobre a educação no país, tanto da rede pública como da privada.

Saiba o que o Inep faz
A autarquia foi criada em 1937 e, no inicio dos anos 1990, o Senado aprovou a inclusão do nome do ex-presidente do Inep, Anísio Teixeira, ao do instituto, que passou a se chamar Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Entre as atribuições do órgão, estão:

Veja quais provas o Inep faz
Como o Inep é responsável por fazer um levantamento dos dados e das informações sobre os ensinos fundamental, médio e superior, o órgão coordena e realiza uma série de exames. Entre eles:

Inep e o Enem
A organização e realização do Enem cabe ao Inep. O exame foi criado em 1998 com o intuito de avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Médio. Em 2011, o Enem foi reformulado e passou a ser utilizado como vestibular de acesso a universidades públicas e privadas. O estudante também pode utilizar a nota do Enem para conseguir bolsas de estudo.

A prova do Enem é realizada todo os anos. Em 2021, a sua inscrição será entre 30 de junho e 14 de julho, com a realização das provas nos dias 21 e 28 de novembro. Ao todo, são aplicadas 180 questões de múltipla escolha e uma redação do gênero dissertativo-argumentativo.

Inep e o Saeb
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi criado em 1990 para avaliar o desempenho dos alunos da Educação Básica, em geral. O exame consiste na aplicação de testes externos a cada 2 anos e é feito em larga escala. Atualmente, são aplicadas provas para alunos do 5º e 9º ano do Fundamental e 3º série do Ensino Médio, das redes públicas e privadas de ensino.

Inep e o Encceja
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizada para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade de ensino costuma ser procurada por quem não teve a oportunidade de estudar quando mais jovem ou por quem teve dificuldade em concluir a educação básica quando criança ou adolescente. O bom desempenho no Encceja garante ao candidato o diploma do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Inep e a Prova Brasil
A chamada prova Brasil é a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), resultado de uma reformulação do Saeb. Desse modo, a prova compõe a série de testes de avaliações do Saeb. A prova Brasil foi criada em 2005 e possui questões das disciplina de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Inep e o Enade
Como vimos, além da educação básica, o Inep também é responsável por mensurar a qualidade do ensino superior. Assim, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é a prova responsável por avaliar a qualidade do aprendizado de alunos da graduação.

A cada 3 anos um curso é avaliado e apenas estudantes que estão no último ano da graduação podem realizar o exame. A prova é a mesma para instituições da rede pública e privada de ensino.

Inep e o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado em 2009 pelo governo federal com o intuito de unificar os processos seletivos para as universidades públicas do país. Assim, o Sisu é uma plataforma gerida pelo Inep e que utiliza a nota do Enem na seleção de candidatos a vagas disponíveis em diversas universidades federais.

Inep e o Censo Escolar
O Censo Escolar não é um exame ou uma prova, mas um conjunto de pesquisas e informações sobre as escolas do país, em específico, e a Educação Básica, em geral. Entre os objetivos do Censo Escolar está o mapeamento do perfil do estudante na rede ensino, tanto da pública como privada.

A partir dessas informações o Inep organiza relatórios e resumos sobre o cenário atual da educação brasileira e disponibiliza diversos dados, como sobre a evasão escolar, a infraestrutura dos colégios, a formação dos professores e a qualidade do ensino.

Inep e o Revalida
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeria (Revalida) é uma prova voltada para médicos que se formam em outros países e desejam exercer a profissão no Brasil. O Revalida foi criado em 2011 e tem sido aplicado todos os anos desde então.

Fonte: Quero Bolsa