fbpx

Sidebar

29
Qui, Jul

Com uso de nuvens, cursos de tecnologia se fortalecem

Notícias EAD

Adoção do trabalho remoto na pandemia obrigou empresas a se adaptar ao funcionamento em nuvem

Adoção do trabalho remoto na pandemia obrigou empresas a se adaptar ao funcionamento em nuvem

A necessidade de adoção do trabalho remoto na pandemia significou para muitas empresas uma espécie de ultimato: se adaptar ao funcionamento em nuvem ou fechar as portas. Tal tecnologia, relacionada ao armazenamento de dados em servidores que podem ser acessados em qualquer lugar do globo, é considerada uma das principais ferramentas no processo de digitalização das empresas e organizações.

Entre as vantagens em geral está a redução de custos em infraestrutura, com a contratação da gestão e uso de servidores avançados. Também facilita escalar a utilização, ou seja, caso a demanda por infraestrutura e tecnologia da empresa aumente basta contratar mais serviços em vez de investir em nova infraestrutura interna.

Em relação aos colaboradores, obtém-se maior acessibilidade e mobilidade para as equipes de trabalho e mais facilidade para tarefas colaborativas que envolvam profissionais de outras cidades ou países. Para quem quer entrar ou se adaptar a esse cenário com mais rapidez, a Fiap oferece o curso tecnólogo em Computação em Nuvem, criado no ano passado exatamente a partir desse cenário de mercado.

A primeira turma começou no início de 2021 e tem aulas que abordam conceitos, técnicas e algoritmos da computação em nuvem; e questões de automação e os aspectos estratégicos dos provedores de nuvem. O conteúdo também trata de gerenciamento de estruturas de Inteligência Artificial como Machine Learning e avaliação das características de performance para serviços de armazenamento.

Com o intuito de aproximar os alunos da realidade do mercado, a Fiap tem parcerias com gigantes de tecnologia, como IBM, Amazon, Google e Microsoft. “Elaboramos desafios com base nas necessidades que as empresas trazem para nós. São projetos nos quais os alunos aplicam seus conhecimentos e entendem na prática as demandas do setor tecnológico”, diz Rafael da Silva Santos, coordenador do curso da Fiap.

Etapas. Para acelerar a entrada dos alunos no mercado, o curso fornece um certificado para cada semestre concluído. A primeira turma está prestes a obter o primeiro, em Cloud Computing Foundation, ou fundamentos em computação em nuvem. As certificações são dadas por meio de testes cujos resultados vêm acompanhados de um selo: bronze, prata ou ouro, que variam conforme o nível de aproveitamento no curso.

“Hoje temos empresas que já nascem em nuvem e precisam de profissionais extremamente capacitados. Estamos preparados para atender tanto quem está iniciando na área de computação em nuvem como aos formados em outras áreas que lidam com essa nova tecnologia”, complementa Santos.

Eixos que definem os cursos superiores
Ambiente e Saúde
Controle e Processos Industriais
Desenvolvimento Educacional e Social
Gestão e Negócios
Informação e Comunicação
Infraestrutura
Militar
Produção Alimentícia
Produção Cultural e Design
Produção Industrial
Recursos Naturais
Segurança
Turismo, Hospitalidade e Lazer

Fonte: Notícias R7