fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Novo grupo da USP estuda como superar impacto da pandemia na educação pública

Notícias EAD

Grupo da Faculdade de Educação da USP atuará aliando análises, pesquisas e produção de conteúdo para pautar o debate público em torno da educação e propor soluções que diminuam a desigualdade educacional

Grupo da Faculdade de Educação da USP atuará aliando análises, pesquisas e produção de conteúdo para pautar o debate público em torno da educação e propor soluções que diminuam a desigualdade educacional

O fechamento de escolas durante a pandemia impactou a educação de todos os países. Naqueles que já apresentavam uma grande desigualdade educacional, como o Brasil, os efeitos negativos atingiram ainda mais os estudantes pertencentes a grupos socioeconômicos mais vulneráveis que utilizam o sistema público de ensino.

Foi pensando nesse contexto que professores, pesquisadores, alunos e funcionários da Faculdade de Educação (FE) da USP se uniram para compreender a situação das escolas públicas, analisar o que o governo tem feito para superar a crise e pensar caminhos para que o ensino público seja prioridade na busca pela igualdade social. Com a participação de Marcos Garcia Neira, diretor da FE, e coordenação do professor Vinício de Macedo Santos, eles criaram o Grupo de Trabalho em Defesa da Escola Pública, lançado no dia 16 de junho num encontro on-line que teve a participação do pensador português António Nóvoa, da Universidade de Lisboa, defensor da educação pública.

“O poder público não deu conta de atender a população nas suas necessidades básicas de subsistência e de educação e por isso o objetivo desse GT é encontrar caminhos e valorizar os esforços que os professores da educação básica têm feito”, disse Neira durante o evento de lançamento.

Macedo também destaca que o momento de pandemia nos coloca em posição de interrogar as práticas, pesquisas e teorias sobre o que fazer com uma situação que se projeta com consequências irreparáveis. “Isso faz com que nós nos perguntemos o que é possível fazer e como reagirmos a essa situação que caracteriza uma crise enorme sobre a educação e que se sobrepõe a uma crise que já atingia a escola pública”, alerta o coordenador.

Para levantar alternativas, o grupo vai se reunir periodicamente, a cada quinze dias, alternando reuniões gerais com reuniões de subgrupos. Também está prevista uma série de encontros nacionais e internacionais organizados pelo GT para debater as questões mais relevantes no momento.

O Grupo de Trabalho, que já possui mais de 40 membros, entre eles pesquisadoras como Carlota Boto, Teresa Cristina Rego e Jaime Cordeiro, atuará em quatro frentes buscando pautar o debate público. Numa primeira frente, propõe analisar os desdobramentos da situação da pandemia e as propostas de políticas públicas emergenciais, e também de curto e médio prazo, sugerindo alternativas e buscando alertar a sociedade para os problemas e as vantagens dessas medidas.

Em outra ação, o objetivo é reunir num grande repositório documentos, informações e projetos que tragam alternativas para a resolução dos problemas da escola. Nesse sentido, o grupo também vai atuar divulgando estudos de pesquisadores da área de educação da USP em colaboração com agentes das diversas redes públicas de ensino, para a discussão e oferta de soluções para as principais questões educacionais.

A produção de conteúdos voltada para meios digitais de grande alcance, como as redes sociais, também será prioridade do grupo, que pretende promover a veiculação de vídeos, áudios, textos e imagens que ampliem o alcance das propostas e motivem o debate público.

Acompanhe as atividades do grupo no site: emdefesadaescolapublica.fe.usp.br

Fonte: Jornal da USP