fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Experiências do ensino remoto nas universidades são tema de publicação da USP

Notícias EAD

Periódico eletrônico “Medicina”, editado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, conta com 17 artigos escritos por professores e pesquisadores da área de educação da USP e de outras universidades.

Periódico eletrônico “Medicina”, editado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, conta com 17 artigos escritos por professores e pesquisadores da área de educação da USP e de outras universidades.

A suspensão das atividades educacionais foi uma das primeiras medidas adotadas pelos governantes brasileiros para conter o avanço no número de casos e mortes por covid-19. O cenário exigiu mudanças na rotina de professores e alunos para se adaptarem ao ensino remoto, minimizando ao máximo o prejuízo na aprendizagem.

Considerando a necessidade premente de registrar, compartilhar e discutir as experiências vivenciadas durante a pandemia, tendo como base comum a educação remota emergencial em um conjunto de universidades, a nova edição da revista Medicina (Ribeirão Preto), editada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP em parceria com o Hospital das Clínicas da FMRP, disponibiliza um conjunto de 17 artigos com relatos das vivências na FMRP, Instituto de Química e Instituto de Biologia, todos da USP.

A edição traz também a experiência de outras instituições brasileiras, como a Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

A edição também traz textos que abordam a plataforma Moodle da USP, um pouco da história e dados do E-disciplinas, além de um texto provocante sobre o papel das instituições de ensino em um processo disruptivo como o vivido após o início da pandemia.

A 54ª edição da revista traz reflexões no contexto acadêmico, de integração de tecnologia educacional, plano de ensino e aprendizagem (PEA), design instrucional, caminho e possibilidades, avaliação do estudante na educação remota e a distância. Entre os autores dos artigos estão professores da FMRP, outras unidades da USP e de instituições de ensino brasileiras, além de especialistas em educação.

Sobre a revista Medicina (Ribeirão Preto)

A revista Medicina (Ribeirão Preto) é um periódico eletrônico com publicação trimestral editado pela FMRP em parceria com o Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP). Tem como objetivo propiciar o avanço e aprimoramento da prática da medicina multidisciplinar.

O periódico tem a publicação de artigos de pesquisas originais, relatos científicos (artigos de revisão e relatos de casos), ensaios, temas de ensino em saúde e gestão em organizações de saúde, além de textos científicos divulgados em repositórios no formato preprint.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Jornal da USP