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Sáb, Abr

6 dicas para escolher os melhores recursos educacionais digitais

Notícias EAD

Selecionar vídeos, podcasts e outros materiais de apoio para engajar os estudantes pode ser um desafio, mas há caminhos para facilitar o processo

Selecionar vídeos, podcasts e outros materiais de apoio para engajar os estudantes pode ser um desafio, mas há caminhos para facilitar o processo

Curadoria pode não ser uma palavra comum do seu vocabulário, mas é uma prática que realizamos todos os dias. Quando encontramos conteúdos dos quais gostamos, contamos a outras pessoas sobre eles – pode ser um link de uma postagem que um amigo ou um familiar pode gostar de ler em um blog, ou um vídeo do YouTube que um colega queira compartilhar com seus alunos.

Ao assumir o papel de curador, há algumas coisas que podemos fazer para selecionar os recursos educacionais digitais (REDs) que melhor ajudam os estudantes. No meu livro “EdTech Essentials: The Top 10 Technology Strategies for All Learning Environments” (“O essencial da edtech: as 10 principais estratégias de tecnologia para todos os ambientes de aprendizagem”, em tradução livre), um dos tópicos trata justamente da curadoria em sala de aula e das formas de escolher esses materiais, a fim de apoiar o aprendizado.

A lista a seguir inclui algumas sugestões de organização e dos meus locais favoritos para encontrar conteúdos e recursos voltados aos alunos.

1) Pense em categorias
A criação de categorias de conteúdo garantirá um equilíbrio entre vídeo, texto e áudio (ou outra forma de arquivo). Coloque um podcast em sua própria categoria e escolha uma maneira de compartilhar esse recurso de áudio com os alunos.

Ao examinar o conteúdo de cada categoria, pense sobre o quão acessível é cada meio para os seus alunos. Se você costuma trabalhar com vídeos explicativos, costuma acrescentar legendas? Se você costuma trabalhar com artigos curtos, eles são compatíveis com recursos como a Ferramenta de Leitura Avançada [para que o texto seja lido em voz alta, por exemplo]?

2) Escolha conteúdos com base nos objetivos de aprendizagem
Os recursos que você seleciona a dedo devem estar relacionados às metas de aprendizagem previamente identificadas. Pergunte-se:

O que eu quero que os alunos saibam e sejam capazes de fazer?
Com base em dados de avaliação formativa, em qual aspecto os estudantes precisam de mais suporte?
Como posso escolher recursos que atendam a diferentes necessidades de ensino?
Suas decisões podem resultar em um compromisso com o ensino diferenciado.

3) Selecione conteúdo relevante e original
É importante que os recursos escolhidos representem e conectem os alunos. Certifique-se que os estudantes se reconheçam nas ferramentas que você quer usar. Isso pode incluir a escolha de tutoriais de matemática filmados por diferentes autores ou textos que ilustrem o conceito de linguagem enquanto experiências de vida são trabalhadas.

Ao escolher o conteúdo para oferecer aos estudantes, prefira aqueles que apresentam um novo conceito ou preencham uma lacuna relacionada ao conhecimento prévio da turma. Questione-se:

O que os alunos precisam para aprender com o conteúdo da minha aula?
Quais experiências os alunos tiveram e como posso desenvolvê-las?
O que minhas observações e conversas com os alunos me mostraram?

4) Estenda as lições e conecte-se aos interesses dos alunos
A curadoria de conteúdo também pode incluir a seleção de itens que vão além de uma mera tarefa. Ao decidir sobre os tipos de REDs que podem ajudar a estender um dever, pense em:

Quais áreas não poderei abordar nas aulas tradicionais?
Quais conexões interdisciplinares eu gostaria que os alunos vissem?
Quais conteúdos os alunos podem explorar após o término de uma unidade ou lição?
Além de considerar a conexão entre o conteúdo e os objetivos de aprendizagem, o interesse dos estudantes pelos materiais também é relevante.

Em quais pontos os alunos mostraram interesse durante a unidade ou a aula?
Quais videoclipes ou episódios de podcast chamariam sua atenção?
Em quais subtópicos posso reunir recursos para ajudá-los a se aprofundar ainda mais?

5) Decida como organizar e distribuir o conteúdo
Depois de selecionar os melhores recursos, é importante ter um plano para criar coleções e organizar o conteúdo que deseja compartilhar. Algumas ferramentas úteis nesse aspecto são Wakelet, Adobe Spark e Google Sites. Se você usa o Wakelet, a educadora Rachel Coathup tem ótimas ideias sobre como aproveitar o poder dessa ferramenta (clique aqui para ouvir o podcast, em inglês).

Durante os webinários neste ano, repeti a frase “saiba com quem você está falando” algumas vezes. Quando se trata de decidir a melhor maneira de colocar o conteúdo nas mãos dos alunos, usar um Sistema de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System, LMS na sigla em inglês) ou uma plataforma familiar é sempre um ótimo lugar para começar. Por exemplo, se o Microsoft Teams for sua ferramenta preferida, aloque os recursos em “Atribuições de Equipe”.

6) Consulte seus colegas e alunos para fazer a curadoria
Encontrar os melhores REDs para seus estudantes não precisa ser um esforço individual. Você pode fazer parceria com colegas para pesquisar conteúdos relacionados ou ter um documento comum como um Google Docs, para manter atualizada uma lista de recursos favoritos.

A curadoria é uma habilidade que leva tempo. Você também pode convidar os alunos para o processo enquanto analisa o conteúdo ou explica a escolha a eles: “Eu encontrei este vídeo, ele é ótimo, de uma fonte confiável porque (…)”

Espero que essas dicas o apoiem ao longo do caminho, à medida que você escolhe recursos e organiza o conteúdo para seus alunos. Classificar os resultados de pesquisa do Google e as consultas do YouTube pode parecer opressor às vezes, mas as estratégias acima e as perguntas orientadoras podem ajudar a agilizar o processo.