fbpx

Sidebar

18
Seg, Out

Câmera Causa na Escola beneficia mais de 300 estudantes de 12 instituições priorizadas pelo Programa RS Seguro

Notícias EAD

Oficinas de audiovisual visam capacitar professores e estudantes para criação de curtas com dispositivos móveis

Oficinas de audiovisual visam capacitar professores e estudantes para criação de curtas com dispositivos móveis

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) promovem, entre os meses de setembro e outubro, o projeto “Câmera Causa na Escola”. As oficinas de audiovisual têm como proposta capacitar professores e estudantes na realização de curtas de ficção, documentários, clipes, reportagens, tutoriais e animações através de dispositivos móveis. Serão beneficiadas, em um primeiro momento, 12 escolas da Rede Estadual de 12 municípios e mais de 300 alunos das instituições priorizadas pelo Programa RS Seguro.

As escolas participantes priorizadas são: Campos Verdes, de Alvorada; Neuza Goulart Brizola, de Cachoeirinha; Landell de Moura, de Bento Gonçalves; Farroupilha, de Farroupilha; Areal, de Pelotas; Engenheiro Roberto Bastos Tellechea, de Rio Grande; Nossa Senhora Aparecida, de Tramandaí; Riachuelo, de Capão da Canoa; Prof. Annes Dias, de Cruz Alta; Emil Glitz, de Ijuí; Jardim Planalto, de Esteio; e Rubén Darío, de Sapucaia do Sul.

Após os encontros presenciais com os realizadores audiovisuais Gustavo Spolidoro e Lucas Heitor Beal Sant’Anna, onde são abordados conteúdos sobre o audiovisual, professores e estudantes contam com uma consultoria online para ajudar nos projetos e com uma sessão online com a presença de convidados e familiares para a exibição de suas produções.

Conforme um dos realizadores do projeto, Lucas Heitor, a ideia é que os mais 300 estudantes e professores do ensino público estejam capacitados para passar o conhecimento adiante e seguir produzindo trabalhos nesta área.

“É muito importante que a gente consiga capacitar, tanto os professores que estão junto com a gente nas oficinas, quanto os alunos participantes. A ideia é que se multiplique este conhecimento e se passe a prática adiante, para que mais e mais pessoas possam ter a chance de aprender também”, explica.

Para o encerramento do Câmera Causa Na Escola, em dezembro de 2021, está previsto ainda um Festival com todas as produções desenvolvidas durante o projeto. A ideia é que seja dividido em etapas, com escolhas populares e feitas pelo júri, além de contar ainda com premiações concedidas por parceiros e amigos do projeto.

As produções serão exibidas em playlists no canal do Câmera Causa no YouTube e, em breve, no site oficial do projeto que está prestes a ser lançado reunindo os trabalhos anteriores e finalizando esta nova etapa.

Câmera Causa

O Projeto Câmera Causa é um projeto de empoderamento audiovisual que surgiu em 2018 voltado para grupos em vulnerabilidade social, escolas públicas, coletivos e demais projetos sociais que queiram dar mais visibilidade às suas causas. Nas oficinas, os alunos aprendem, de forma dinâmica, a realizar curtas-metragens com seus próprios celulares.

O projeto Câmera Causa na Escola foi contemplado no Edital SEDAC nº 12/2019 - FAC Movimento para a execução em 2021 de 12 Oficinas de Realização Audiovisual.

Fonte: Secretaria de Educação do RS