fbpx

Sidebar

18
Seg, Out

8 cursos para quem quer trabalhar com Marketing

Notícias EAD

Se você está procurando um curso para trabalhar com Marketing, deve ter encontrado diversas opções. Essa área tem atraído muita gente que busca um campo aquecido no mercado de trabalho, que tem tendências de crescimento de contratações e valorização profissional.

Se você está procurando um curso para trabalhar com Marketing, deve ter encontrado diversas opções. Essa área tem atraído muita gente que busca um campo aquecido no mercado de trabalho, que tem tendências de crescimento de contratações e valorização profissional.

Muitas empresas estão ampliando suas equipe de Marketing para tentar alavancar seus negócios e fazer com que os produtos e serviços cheguem a um público-alvo maior. Para isso, é necessário saber da importância que uma boa comunicação com essas pessoas precisa ter.

Hoje em dia, empresas são reconhecidas por suas cores, logos e campanhas publicitárias. Para criar tudo isso, existe um grupo interdisciplinar por trás de cada campanha e cada uma das decisões tomadas pelas marcas.

Pensando nisso, a Revista Quero selecionou oito cursos para quem quer trabalhar com Marketing. São todos graduações, ou seja, oferecem diploma de nível superior. Isso quer dizer que os cursos se aprofundam para dar maior qualificação aos estudantes nas diferentes áreas que podem atuar no Marketing. Confira!

Marketing
A área de Marketing é tão ampla que há sim uma graduação específica para quem quer se desenvolver profissionalmente e atuar nesse setor. O curso de Marketing é uma graduação de nível superior tecnológica, que forma profissionais tecnólogos para o mercado de trabalho.

A formação tecnológica costuma ser mais específica e voltada diretamente para as demandas da empresa. Por isso, o curso tem disciplinas mais específicas, que muitas vezes dão a noção prática do dia a dia de profissionais na área e o que deve ser feito dentro das empresas.

Por ser uma graduação mais direta, tem uma duração menor. Um aluno leva, em média, dois anos para concluir o curso tecnólogo de Marketing. Há algumas faculdades que oferecem a graduação como bacharelado, que dura quatro anos.

Marketing Digital
Outra área que cresceu tanto e que precisou de uma graduação especializada é o Marketing Digital. Na mesma ideia do primeiro dessa lista, esse curso tecnólogo traz todo o conteúdo voltado para a atuação no mercado de trabalho do setor e, principalmente, acompanha as demandas da digitalização dos negócios de empresas de todo o mundo.

As organizações estão usando cada vez mais plataformas virtuais para alavancar os negócios. Ter uma boa exposição de marca nas plataformas digitais, como as redes sociais, faz toda a diferença para quem quer ter sucesso nas vendas de produtos ou serviços.

O curso de Marketing Digital também é elaborado para trazer os conceitos práticos e preparar os estudantes para o dia a dia profissional da área. Por isso, é outro que tem duração média de dois anos para ser concluído.

Administração
O curso de Administração é a primeira graduação de grau bacharelado dessa lista. É um curso que forma profissionais com a cabeça voltada à gestão de negócios. Por isso, pode ser uma forma de formar profissionais de marketing com visão voltada ao desenvolvimento de produtos e estratégias de divulgação de marca.

Essa graduação passa visões de empreendedorismo, organização e gestão para os estudantes. Então forma pessoas com visões flexíveis de atuação no mercado de trabalho.

Cursos de bacharelado são mais longos que os tecnólogos, por contarem com conteúdos mais teóricos, além dos práticos, na grade curricular. Algumas disciplinas que costumam estar no curso de Administração podem se relacionar com Marketing, comunicação e vendas.

Publicidade e Propaganda
Outro bacharelado que pode ser uma boa opção para quem quer atuar no mundo do Marketing é o curso de Publicidade e Propaganda. Essa graduação é uma das mais populares entre os cursos de comunicação existentes no Ensino Superior brasileiro.

Ela vai preparar pessoas com a visão ampla de como levar uma marca, um produto ou um serviço para o público usando estratégias para se comunicar com essas pessoas. O curso é um bacharelado, então conta com uma carga horária ampliada para que os estudantes aprendam sobre os principais conceitos técnicos e teóricos da Publicidade.

Em média, um estudante leva quatro anos para se formar em uma faculdade de Publicidade e Propaganda. Depois da formatura, o profissional terá desenvolvido diversas habilidades para entrar no mercado e atuar com Marketing.

Relações Públicas
Outro curso da área de comunicação, a graduação de Relações Públicas forma profissionais com um perfil diferente do curso anterior dessa lista. O principal objetivo do curso e ensinar aos alunos como uma marca se relaciona com o seu alvo e o que é preciso para que essa relação funcione.

Por isso, o profissional de RP exerce um papel importante na construção de uma identidade que uma empresa tem e passa para o seu público. Ele encontra oportunidades de ideias e tem pensamento estratégico que é útil até para os momentos de crise de imagem e conflitos com o consumidor.

Para se formar, os estudantes devem fazer o bacharelado, que tem duração média de quatro anos para ser concluído. Suas disciplinas trabalham muitas áreas da comunicação, então o curso de Relações Públicas forma profissionais versáteis para atuar no mercado.

Jornalismo
Formar pessoas com pensamentos críticos e estratégicos e que atuem de forma criativa usando habilidades de comunicação escrita e oral. Geralmente, faculdades de Jornalismo trazem essas premissas para montar suas grades curriculares e formar jornalistas para o mercado.

O jornalista é um profissional de comunicação muito importante para o Marketing. Ele vai trabalhar na parte de execução, principalmente voltada à produção, revisão e edição de textos. Mas o profissional também vai atuar na parte de planejamento, pensando em estratégias de comunicação com o público, sempre aproveitando a criatividade para o dia a dia.

O curso é um bacharelado e leva, em média, quatro anos para formar jornalistas. Sua grade curricular tem disciplinas sobre diversos temas da comunicação, além de matérias sobre História, Sociologia e até Psicologia.

Design Gráfico
Os designers são peças fundamentais dentro de uma equipe de Marketing. Hoje em dia, o poder que um projeto visual tem de atrair o público é muito grande, o que dá um papel muito relevante para quem atua com Design Gráfico.

Esses profissionais são capacitados a entender toda a lógica por trás do visual de uma campanha, sempre pensando em como o usuário ou o público vão interpretar os detalhes e como será a experiência deles com o produto.

O curso de Design Gráfico é outro que pode ser encontrado em diversos tipos. O tecnólogo, mais prático, tem duração média de dois anos para ser concluído. Mais amplo e pensado também para incluir teorias da comunicação visual, o bacharelado tem duração média de quatro anos.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Toda equipe de Marketing precisa de um profissional que saiba atuar com tecnologia. As empresas precisam de programadores e desenvolvedores para fazer tudo rodar e colocar um produto acessível aos clientes em evidência nas ferramentas digitais.

Por isso, praticamente qualquer equipe de Marketing tem um especialista em tecnologia para levar conhecimentos e um pensamento estratégico da área. Existem diversos cursos que formam esses profissionais, e um dos principais dele é o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que tem duração média de três anos.

Algumas outras opções que podem aparecer são os cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e Ciências da Computação, boas formas de estudar sobre a área de forma prática e teórica.

Fonte: Revista QB