fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Aplicativo para cego escrever em tablet

Notícias EAD

Em tempos de novas tecnologias de informação e comunicação, nos deparamos com o tão comentado tablet, mas você sabe o que é isso?


Bem para que ainda não conhece ou não ouviu falar, o tablet é um computador em forma de prancheta com tecla sensível ao toque, possui em média uma tela entre 7 e 10 polegadas, eles possuem conexão Wi-fi e alguns usam também conexão 3G.

Agora que contextualizamos um pouco melhor o que vem a ser um tablet, vou falar sobre um programa criado por pesquisadores americanos na Universidade de Stanford, que permite a cegos escrever em braile em um tablet.Inicialmente a ideia era desenvolver uma tecnologia que ajudasse deficientes visuais a tomar notas em sala de aula, por exemplo, e como os aparelhos que ajudam os cegos a escrever em Braile são muito caros, fez com que os pesquisadores pensassem em uma forma de transpor as teclas do aparelho de braile para uma tela touchscreen.Como solução, resolveram ajustar as teclas aos dedos do usuário, por meio de um programa. Este programa funciona da seguinte forma,  basta tocar a tela com os oito dedos ao mesmo tempo para criar os locais das teclas braile. A partir daí, já é possível começar a digitar. Caso o usuário “se perca”, basta erguer as duas mãos da tela e colocar os oito dedos novamente para criar um novo padrão de teclas. Com um movimento para a lateral, deslizando, também é possível escolher um teclado de letras, números ou até mesmo símbolos especiais.Isso nos mostra que a tecnologia tem se aliado cada vez mais aos diferentes tipos de usuário.


Fonte : Info