fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Aprendizagem Colaborativa por meio da WEB

Notícias EAD

Olá, hoje vamos falar um pouco sobre aprendizagem colaborativa.

Você já deve ter ouvido falar em aprendizagem colaborativa. Mas você sabe o que realmente vem a ser uma aprendizagem colaborativa?

Há muito que falar sobre o assunto, inclusive temos muitos estudiosos que o abordam. Vamos então tomar Palloff & Pratt (2002; 141) como base para traçarmos nosso estudo, os quais falam que:

“Quando os alunos trabalham em conjunto, isto é, colaborativamente, produzem um conhecimento mais profundo e ao mesmo tempo, deixam de ser independentes para se tornarem interdependentes.”

Bem, agora que usamos o entendimento de Palloff e Pratt vamos pensar em como acontece essa aprendizagem na prática.

Atualmente o mundo digital nos proporciona infinitas maneiras de interação, isto se deu graças a evolução da web, hoje conhecida como web 2.0, o famoso www.

Com o advento da web 2.0 passamos a ter uma nova visão de interação, e se pensarmos no cenário educacional temos professores e alunos em diferentes espaços físicos, mas dividindo o mesmo espaço virtual, podendo ser um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou uma rede social (Orkut, blog, twitter), por exemplo.

A base central da aprendizagem colaborativa, como o próprio nome indica é a aquisição de conhecimento de maneira colaborativa, por exemplo, um grupo de alunos virtuais está discutindo sobre determinado assunto e tem o professor como mediador ou facilitador desta discussão. Desta forma os alunos têm a possibilidade de construir uma visão colaborativa do que está sendo discutido em seu AVA, podendo aumentar o desenrolar da discussão, assim o ambiente on-line segundo Pratt & Palloff (2002; 155), “é perfeito para o desenvolvimento de capacidades colaborativas”.

Para que haja sucesso na aprendizagem colaborativa, o professor, na EaD é conhecido como tutor,   precisa abandonar o “pedestal” de único detentor do saber e compartilhar seu conhecimento, lembrando apenas que caso a discussão siga por outros rumos, ele deve segundo Pratt & Palloff (2002; 154) “assumir o comando e estabelecer, polidamente limites, reconduzindo o fluxo”.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre aprendizagem colaborativa, vamos falar de algumas possibilidades de difusão do conhecimento por meio da aprendizagem colaborativa.

A wiki é o “carro chefe” desta aprendizagem, em que alunos disponibilizam suas ideia sobre determinando assunto para que possam discuti-lo e assim construírem seu conhecimento de maneira colaborativa.

Temos também o blog em que professores podem publicar seu post e os alunos podem interagir neste ambiente por meio de mensagens ou recados deixados em um determinado espaço disponível em cada post.

Outra possibilidade é o Orkut, ainda é algo novo, mas que como a maioria das ferramentas midiáticas, também se criou uma possibilidade de uso na educação. Nele os professores e alunos tem diversas possibilidades entre eles o espaço para vídeos e recados (que podem ser usados como fórum).

Além dessas ferramentas temos também o youtube, que disponibiliza vídeos de diversos seguimentos entre eles os educacionais; twitter, espécie de microblogg em que seus usuários podem postar mensagens com apenas 140 caracteres. Esses são os mais conhecidos no campo da educação, mas na maioria das vezes toda ferramenta midiática tem um potencial para ser usado na educação.

Se fizermos um tour virtual pela web, vemos claramente algumas ferramentas que são usadas para fins educacionais, como as que citei acima, algumas delas também podem ser usadas em plataformas de estudo como é o caso da wiki e do blog que são encontrados no moodle, por exemplo.

Além dessas possibilidades, contamos ainda com o fato de proporcionarem uma interação para com nossos alunos, isso tudo graças ao avanço da web 2.0, com havia comentado anteriormente.