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Sex, Abr

Trabalho remoto e ensino a distância mantêm crescimento na venda de tablets

Notícias EAD

Em relação a 2020, houve alta de 68% no 2º trimestre e de 18,2% no 3º. Para os três últimos meses do ano, IDC Brasil prevê leve retração

Em relação a 2020, houve alta de 68% no 2º trimestre e de 18,2% no 3º. Para os três últimos meses do ano, IDC Brasil prevê leve retração

Dados dos estudos IDC Brazil Tablets Tracker Q2 2021 e Q3 2021, realizados pela IDC Brasil, consultoria do mercado de tecnologia e telecomunicações, mostram crescimento no mercado de tablets no Brasil em 2021. Só no segundo trimestre do ano passado foram vendidos 801 mil tablets, enquanto no terceiro trimestre, foram mais 884 mil unidades vendidas. Os volumes aumentaram 68% e 18,2% na comparação com os mesmos períodos de 2020.

A IDC atribui a expansão do mercado ao ensino a distância e ao trabalho remoto. Essas demandas movimentaram tanto o varejo como o mercado corporativo. Enquanto os governos municipais e estaduais mantiveram seus investimentos nestes dispositivos para possibilitar a digitalização da educação, as empresas continuaram a apostar em dispositivos para alcançar a transformação digital.

Dos tablets vendidos nos meses de abril, maio e junho, 194 mil foram para o mercado corporativo – alta de 398,4% – e 607 mil unidades para o varejo – alta de 38,6%. Já do total de unidades do terceiro trimestre, cerca de 218 mil tablets foram absorvidos por empresas e governos – alta de 230,1% – e mais de 660 mil unidades atenderam o varejo, único mercado em queda, com 2,3%, em relação a julho, agosto e setembro de 2020.

Qual o modelo mais vendido
Segundo o estudo da IDC Brasil, no segundo trimestre de 2021 o tablet mais vendido foi o de 7 polegadas, a um preço médio de R$ 884, 4,6% mais caro do que em abril, maio e junho do ano passado. A receita total chegou a R$ 708,51 milhões, aumento de 75,7% em relação ao mesmo trimestre de 2020.

No terceiro trimestre, o tablet de 7 polegadas manteve a preferência, mas o preço médio saltou para R$ 1.154, 25% mais caro. A receita total do setor no período foi de R$ 1 bilhão, avanço de 47,9%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para o último trimestre de 2021, a IDC Brasil projeta uma leve retração para o mercado de tablets em relação ao mesmo trimestre de 2020. A queda se explica pela desaceleração das compras pelo mercado corporativo, principal comprador do ano. Por outro lado, pode ocorrer um crescimento de 23% nas vendas para consumidores finais, resultado de ações de Black Friday e compras de Natal.

Fonte: Notícias Concursos