fbpx

Sidebar

23
Ter, Abr

Avas e Redes Socias - A "humanização do ambiente".

Notícias EAD

Implantar a EAD (Educação a Distância) nas instituições seja ela de ensino ou institucional, é sem dúvida um passo muito importante, e vem sendo um grande diferencial no mercado, porém devemos ter em mente que, apesar de termos a tecnologia incorporada em nosso dia-a-dia,

nem todos (alunos, professores), possuem habilidades suficientes, muitos até são considerados internautas "frequentes" mas quando se trata de AVA há um “travamento” inicial, o que muitas vezes, não havendo os cuidados necessários, será  fatal tendo como resultado a evasão.

Reconhecer o ambiente e saber quais ações tomar diante de uma interface é fundamental e o mínimo para tornar o aprendizado proveitoso. As redes Sociais Hoje no Brasil as redes sociais vêm fazendo um sucesso que há tempos atrás nem era imaginado, mas o que está por trás disto, deste sucesso? Certamente há uma resposta, não me dei ao trabalho de pesquisar, mas acredito que seja ela qual for, um item sem sombras de dúvida (e sem querer criar polêmica, pois é uma opinião pessoal) é a “humanização” do ambiente, estranho dizer “humanização” se estamos falando do virtual, quando digo isto estou me referindo ao fato de tornar o ambiente virtual (redes sociais) mais próximo da representação da vida real, por haver similaridade com que fazemos no dia-a-dia nos identificamos e passamos a vivê-lo, é certo que existem outros fatores que impulsionam as redes sociais e que são dignas de estudo.

AVA construindo um Ambiente Inteligente de Aprendizagem

Mas o que as redes sociais têm haver com a EAD?

Na minha humilde opinião, está ai um bom caminho para o sucesso na EAD, a “humanização do ambiente virtual”,  Tornar o ambiente, colaborativo, dinâmico, interativo, com a cara de cada aluno, isso mesmo, o ambiente tem que ser construído para o aluno, de forma impar, assim como é o Orkut, FaceBook entre outros. Permitindo assim que o aluno e/ou professor volte inúmeras vezes ao ambiente não pela obrigação, mas sim pelo prazer e pelo estímulo ao aprendizado e as suas conexões.

A ferramenta sem dúvida é um detalhe, embora importante, pode ser substituída com criatividade e bom senso, mas se a temos a disposição porque não usá-la com sabedoria e planejamento?